EMATER/AL apoia a Produção de #Leite em Colônia Leopoldina

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Município não possui tradição na produção de leite e está recebendo orientações técnicas do Instituto

O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (EMATER/AL), através da Assistência Técnica e Extensão Rural, iniciou um trabalho de desenvolvimento da produção de leite no município de Colônia Leopoldina. Agricultores da Cooperativa de Produtores e Exportadores de Colônia Leopoldina, estão recebendo orientações sobre produção e comercialização, com a parceria da Indústria de Laticinios Murici (MUU).

 

A Cooperativa dos Produtores e Exportadores trabalha desde o ano passado com a produção de leite, porém não havia nenhum tipo de incentivo. De acordo com Técnico Agrícola da EMATER/AL, José Genildo Avelino, há cerca de um mês a indústria de laticínio cedeu aos agricultores um tanque de resfriamento de leite, de forma que foi firmada uma parceria com a unidade cooperativa.

 

“A região não tem tradição na produção leiteira, a cultura da cana-de-açúcar é predominante, mas estamos buscando alternativas para mudar essa realidade. Temos 36 associados que já trabalham com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), fornecendo frutas, verduras e raízes. Com chegada do tanque de leite a cultura passou a ser desenvolvida”, declarou o técnico da EMATER/AL.

 

José Genildo destacou ainda que o grande gargalo do agricultor é a comercialização, independente da cultura produzida. “Identificamos uma produção significativa de gengibre no município, o último levantamento foi que é produzido 120 toneladas por ano e infelizmente o escoamento do produto fica por conta de atravessadores, para evitar essa prática estamos trabalhando na criação de canais de comercialização”, afirmou Técnico Agrícola.

 

O próximo passo será a inclusão dos agricultores em capacitações sobre higiene na produção do leite, produção de pastagem e inseminação artificial, garantindo assim a qualidade genética do rebanho.

 

http://www.tribunahoje.com/noticia/95941/alagoas/2014/03/06/emateral-apoia-a-produco-de-leite-em-colonia-leopoldina.html

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas