# Emater incentiva silagem para bovino leiteiro em pequenas propriedades em RO

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Extensionistas da Emater de Candeias do Jamari realizaram uma demonstração de métodos para uso de silagem na alimentação de vacas leiteiras. A atividade teve por objetivo lançar e incentivar o programa de alimentação como incremento na produção de leite da bacia leiteira da região. A meta é que agricultores familiares também façam uso da silagem em suas propriedades.

A silagem é uma tecnologia de suplementação alimentar que visa o melhoramento do rebanho de bovinos leiteiros. Sua fabricação consiste no resultado de um processo de anaerobiose (ausíªncia de oxigíªnio), por acidificação do material verde vegetal.

Muito utilizada por pecuaristas e agricultores mais abastados para minimizar problemas causados com a escassez das águas no perí­odo da seca, a técnica contribui para o avanço da pecuária leiteira no Estado. Com o programa de alimentação como incremento na produção de leite – que conta com o incentivo das polí­ticas públicas de governo, implementadas pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) – a Emater está orientando os agricultores familiares na utilização de suplementação de alimentos para o seu rebanho.

Em Candeias do Jamari a prática foi realizada na propriedade dos agricultores Fernando Rogério Magalhães e Osmano José Ramos, em parceria com agricultores da Linha 43, que compõe a bacia leiteira na região. “O objetivo é levar aos agricultores uma tecnologia que poderá trazer melhorias na qualidade da alimentação e, consequentemente ganhos de produtividade”, diz Maciel Fidelix Roza, gerente da Emater local.

Durante o preparo da silagem foram apresentados maquinários, equipamentos e insumos necessários para a confecção da silagem no local. Os agricultores foram orientados sobre a prática de colheita com uso de ensiladeiras e armazenamento da silagem com silo trincheira. “Com isso, a meta para o próximo ano é atingir novos produtores com uso da silagem em suas propriedades”, complementa o gerente.
Fonte: Assessoria

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas