Emater demonstra vantagens de tecnologias na pecuária #leiteira

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

A atividade incluiu teoria e prática e oportunizou aos participantes acompanhar as vantagens do uso da ordenha mecânica e manejo de canavial

 

 

Trinta produtores dos municípios de Pau D’Arco, Redenção, Bannach e Rio Maria, no sul do Pará, receberam informações sobre tecnologias para agilizar e otimizar a cadeia produtiva do leite na região, no Dia de Campo sobre Pecuária Leiteira, promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater). A atividade técnica incluiu teoria e prática e oportunizou aos participantes acompanhar as vantagens do uso da ordenha mecânica, granelização do leite e manejo de canavial.

 

O Dia de campo ocorreu na última quarta-feira (20), na fazenda Pau D’Arco, na rodovia BR-155, em Redenção. Segundo o técnico da Emater Leomar Barros, o público foi receptivo às informações repassadas. “Muitos desses produtores ainda não tinha conhecimento das tecnologias. Eles ficaram entusiasmados e alguns já querem implantar as tecnologias em suas propriedades”, disse.

 

A expectativa da Emater é a redução do tempo de trabalho, no caso da ordenha mecânica. “Um produtor que leva quatro horas diárias para fazer o trabalho de ordenha com o trabalho manual vai gastar apenas uma hora para executar o mesmo serviço com a mecanização”, explica. Já com a granelização do leite, ocorre a elevação da qualidade do produto, que fica acondicionado em granel. Quanto ao manejo de canavial, o processo permite a garantia de suplementação alimentar do rebanho no período de seca (entre os meses de abril a setembro, quando há uma queda da produção). Na ocasião, os produtores também foram beneficiados com orientações sobre manejo e recuperação de pastagens e crédito rural.

 

No próximo dia 27, a Emater fará a entrega de 25 Cadastros Ambientais Rurais, em favor de agricultores familiares da comunidade de Piqui, em Pau D’Arco. O documento obrigatório também é fundamental para acessar políticas públicas como os programas nacionais de Habitação Rural e de Alimentação Escolar (Pnae) e de Aquisição de Alimentos. Em Pau D’Arco, a pecuária leiteira é uma das principais atividades econômicas.

 

http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=141334

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas