#Em 40 anos, produção de leite cresceu 456% no Brasil

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Li na revista Balde Branco deste míªs, editada pelo jornalista Nelson Rentero, um artigo do professor Paulo do Carmo Martins, da Esalq, que também é pesquisador da Embrapa Gado de Leite, que me deixou impressionado. Faço questão de passar o conteúdo aos meus leitores.

Martins informa que em 40 anos, de 1973 a 2013, a produção brasileira de leite deu um salto espetacular, de 7,3 bilhões de litros para mais de 33,3 bilhões de litros/ano, ou seja, o crescimento foi de 456,2%. Nesse mesmo perí­odo, o incremento populacional foi de 206,5%. “Portanto, a disponibilidade per capita de leite dobrou no Brasil em 40 anos ou em apenas duas gerações”, ressalta o professor.

Segundo Martins, o motor da transformação tecnológica do leite e da agricultura neste 40 anos são as Universidades, as estruturas estaduais de pesquisa e a Embrapa.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária faz a diferença. Isso eu testemunhei andando por mais de 500 fazendas de leite deste paí­s imenso. O pecuarista que aceitou as inovações levadas pelos técnicos da Embrapa – e de outros órgãos – modificou genética, manejo, alimentação do gado, e prosperou. Ganha dinheiro, estuda seus filhos.

Assim, repito ter ficado bastante surpreso – e satisfeito – com a robusta evolução no volume de leite captado no Brasil em quatro décadas – quase 500%. Isso explica a razão, diz o professor, que permite ao paí­s abastecer sua população de leite e derivados. Concordo plenamente.

http://colunas.globorural.globo.com/blogdotiao/2013/05/21/pasmem-em-40-anos-producao-de-leite-cresceu-456-no-brasil/

 

 

 

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas