#Durante posse do Fundeagro, senadora diz que é urgente que os recursos do fundo sejam administrados pela entidade e não mais pelo governo

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Tomou posse na manhã desta segunda-feira, 18, a nova diretoria do Fundo Privado de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Tocantins, que tem como presidente o agropecuarista Saddin Bucar Figueira, atual presidente do Sindicato Rural de Miranorte. A solenidade aconteceu no Auditório da Faet/ Senar, e contou com a presença da senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (FAET), além de diversas autoridades e lideranças ligadas ao setor agropecuário do estado.

 

No seu pronunciamento, Saddin Bucar falou que é testemunha da luta travada para a criação do Fundeagro,em 1988, por exigência do governo Federal, para garantir as indenizações decorrentes dos problemas com a sanidade animal. “O tempo se encarregou de comprovar que tomamos a decisão correta ao optarmos por um sistema privado”, disse Bucar, ao reconhecer e agradecer o apoio da senadora Kátia Abreu que, segundo o presidente, não tem medido esforços na busca pelo fortalecimento do setor agropecuário no Tocantins.

 

Kátia Abreu, que também participou de forma significativa para a criação do Fundeagro, alertou que se faz urgente que os recursos do fundo, provenientes de contribuições sindicais, sejam administrados pela própria entidade e não pelo governo do Estado, através da Adapec, como é feito atualmente. “O Fundeagro existe, exatamente, para dar segurança aos produtores em caso de risco animal, e tem competência legal para administrar seus recursos”, disse a senadora, garantindo que as instituições que representa, como a CNA, Faet e Senar, são parceiras de entidades com o Fundeagro.

 

Fundeagro

 

É um fundo privado, sem fins lucrativos, que tem o objetivo de promover o desenvolvimento e aperfeiçoamento da agropecuária do Estado do Tocantins, bem como trabalhar para a erradicação da febre aftosa e outras zoonoses, e o controle de pragas e doenças de vegetais.

 

Fazem parte do Fundeagro entidades como a Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins – Faet; o Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Carnes Bovinas, Suínas, Aves, Peixes e derivados do Estado do Tocantins – Sindicarnes; a Associação dos Criadores de Nelore do Tocantins – ACNT; a Associação das Indústrias de Laticínios e Derivados do Leite do Estado do Tocantins – Sindileite; a Associação Sul Tocantinense de Pecuária de Corte – Apeco; o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Tocantins – OCB; a Superintendência Federal da Agricultura e Abastecimento e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins – Adapec.

http://conexaoto.com.br/2013/11/18/durante-posse-do-fundeagro-senadora-diz-que-e-urgente-que-os-recursos-do-fundo-sejam-administrados-pela-entidade-e-nao-mais-pelo-governo

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas