#Duas marcas japonesas de leite em pó para bebés retiradas do mercado

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Governo de Hong Kong ordenou a retirada  do mercado de duas marcas japonesas de leite para bebé, considerado perigoso  para a tiróide por falta de iodo, e apelou hoje aos pais para levarem os  filhos ao médico.

O leite em pó distribuí­do pelas marcas Wakodo e Morinaga, para crianças  com menos de nove meses, é referido como contendo menos de um terço dos  ní­veis de iodo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O departamento de higiene alimentar e ambiental de Hong Kong estima  que cerca de 2.000 bebés possam ter sido afetados pela ingestão destes produtos.

«Exortamos os pais a levarem os seus bebés a um dos 10 centros médicos  aprovados pelo Governo para realizarem análises ao sangue», indicou í  AFP  um porta-voz do organismo.

A caríªncia de iodo causa um défice hormonal da tiróide que pode alterar  o crescimento corporal e o desenvolvimento do cérebro, podendo causar atrasos  mentais profundos.

Os leites japoneses, que tíªm sido alvo de desconfiança por parte dos  consumidores após o acidente nuclear de Fukushima em março de 2011, representam  tríªs por cento dos leites para bebés distribuí­dos em Hong Kong.

Os Serviços de Saúde de Macau informaram que «os dois tipos de leite  em pó para bebés que não satisfazem o critério sobre as especificações de  iodo não se encontram í  venda» na Região.

«Os Serviços de Saúde nunca autorizaram a importação e a circulação  do produto «Morinaga Infant Formula Milk Powder» no mercado de Macau, e  a importação do produto «Wakodo Infant Formula Milk Powder» foi suspensa  após a ocorríªncia de radiação no Japão em março do ano passado», refere  um comunicado.

As autoridades de Macau referiram também que já passou o prazo de validade  do produto «Wakodo Infant Formula Milk Powder» importado antes da suspensão  e que, «por esta razão, os referidos tipos de leite em pó não devem estar  í  venda no mercado de Macau».

O leite em pó infantil esteve no centro de um grande escí¢ndalo de segurança  alimentar na China em 2008, quando um quí­mico industrial, a melamina, foi  ilegalmente adicionada aos produtos lácteos, fazendo crer que assim teriam  um teor mais elevado de proteí­nas.

Pelo menos seis bebés morreram e cerca de 300 mil sofreram intoxicações  após terem ingerido leite adulterado com melamina.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas