Dow AgroSciences e FAERJ selam parceria no desenvolvimento do Projeto Leite Sustentável

O projeto tem como meta atender pecuaristas produtores do estado do Rio de Janeiro que buscam o aumento sustentável e consciente da produtividade
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

A Dow AgroSciences, presente há mais de 50 anos no mercado de pastagens no Brasil e líder no segmento de herbicidas para este segmento, o Sistema FAERJ (Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro), a Embrapa Pecuária Sudeste e a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária do Rio de Janeiro fecharam, no último dia 28 de janeiro, uma parceria que visa o desenvolvimento da pecuária leiteira em propriedades familiares no Rio de Janeiro.

O projeto tem como meta atender pecuaristas produtores do estado do Rio de Janeiro que buscam o aumento sustentável e consciente da produtividade, observando simultaneamente a rentabilidade e o meio ambiente. Mais de 20 propriedades farão parte da primeira fase da iniciativa, que prevê a produção de, no mínimo, 8 mil litros/dia e contará ainda com dois dias de campo anuais e a realização de workshops com produtores e técnicos.

A Dow AgroSciences prestará suporte na capacitação técnica das propriedades, bem como no desenvolvimento e aperfeiçoamento das espécies forrageiras escolhidas. Da mesma forma, atuará no controle de plantas daninhas, manejo e produção. O acompanhamento prevê intensificar a pecuária a pasto, aprimorar a qualidade e, consequentemente, alavancar o aumento de produtividade e renda das fazendas.

O Sistema FAERJ/SENAR será responsável por executar os processos de regularização ambiental, além de realizar o acompanhamento e monitoramento dos resultados sociais e econômicos da ação. A Embrapa será a responsável pela implementação do Programa Balde Cheio e a referência técnica do projeto. A Secretaria de Agricultura e Pecuária, como apoiadora institucional, abrirá oportunidades de expansão do projeto no Estado através de seus diversos órgãos.

Além disso, uma das propostas do projeto é qualificar os produtores para que estejam aptos a fornecer leite para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Entre as ações previstas pela FAERJ/Senar-Rio estão a disseminação de práticas tecnológicas dentro da metodologia utilizada no Programa Balde Cheio para aumento de produção e gestão sustentável de negócios, recuperação das pastagens degradadas e o estímulo à implantação de variedades de pastos adaptados à região, possibilitando o aumento de animais por hectare.

Especificamente no Rio de Janeiro, estima-se que existam 1,4 milhão de hectares de pastagens, sendo que somente o gado de leite ocupa 70% das pastagens na região e estas se encontram, em sua maior parte, em estado avançado de degradação. Além disso, o estado do Rio de Janeiro é o 3º maior consumidor, porém o 14º produtor de leite no Brasil.

Roberto Risolia, Líder de Sustentabilidade da Dow AgroSciences, destaca a importância do Projeto Leite Sustentável para a companhia: “Visamos proporcionar a melhoria das pastagens e da produção de leite no Rio de Janeiro através do aumento de produtividade e rentabilidade das propriedades. Dessa forma, queremos contribuir para a melhora da qualidade de vida dos envolvidos nesse processo, assim como promover a conscientização sobre as questões ambientais”.

Para Maurício Salles, Coordenador do Projeto Balde Cheio no Rio de Janeiro, o apoio da indústria proporcionará desenvolvimento sustentável às propriedades participantes: “O suporte da Dow dará condição aos técnicos capacitados pelo Programa Balde Cheio a prestarem consultoria para produtores de leite que buscam melhoria de renda em suas propriedades em relação às questões sociais, ambientais e trabalhistas de forma a aumentar a produtividade. Essa parceria é pioneira dentro do Balde Cheio e estamos orgulhosos de iniciar esse projeto juntos”.

Fonte: Dow AgroSciences

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas