#Dos leitores acreditam que a lei do preço antecipado do leite vai ajudar o produtor

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O MilkPoint lançou no iní­cio do míªs uma enquete questionando se a lei que estabelece aviso antecipado de preços ao produtor vai ajudar (por informar antecipadamente os preços e permitir maior previsibilidade) ou prejudicar o produtor (pelo maior risco de mercado tomado pelo laticí­nio ser repassado ao produtor na forma de preços menores). A maioria é a favor: 64% das pessoas que responderam a pesquisa acreditam que essa nova lei vai ajudar o produtor, enquanto 28% acham que vai prejudicar. Já 8% responderam que não sabem.

A enquete teve a participação de 146 pessoas de diversos estados brasileiros, com 35% de Minas Gerais, 14% de Goiás e 11% de Santa Catarina.

Quanto a formação dos respondentes, praticamente a metade é composta por produtor de leite (49%), seguidos de técnicos (18%) e pessoas vinculadas a laticí­nios (9%).

Ainda, foi aberto para que deixassem seus comentários e o conteúdo de alguns comentários se repetiam como:

«Nunca será divulgado o valor real do produtor; será informado o preço base, que será sempre baixo e depois serão trabalhados os complementos.»

«Com preços estabelecidos é possí­vel aumentar ou diminuir a produção e melhorar a gestão do negócio.»

«O laticí­nio ficará certamente preocupado com o concorrente e com isso fidelizará mais o fornecedor.»

«í‰ um primeiro passo na direção de uma relação formal com a indústria.»

«A venda do leite é uma das poucas negociações comerciais que se vende sem saber o valor. O produtor assume o compromisso com suas despesas sem saber o quanto vai receber pelo litro de leite. Muitas das vezes o valor recebido não cobre os custos.»

«Além do preço antecipado, deveriam informar claramente as regras de comercialização.»

«Todo mundo ganha quando o setor tem informação e é possí­vel se organizar melhor. Precisamos investir na ideia de que somente distribuindo os lucros poderemos ser fortes suficientes para sermos o maior produtor de leite do mundo.»

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas