Donald Trump: protecionismo ou retórica?

Protecionismo ou retórica para conquistar votos? O discurso de Donald Trump, presidente eleito dos EUA, é o centro das discussões hoje no mundo.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Protecionismo ou retórica para conquistar votos? O discurso de Donald Trump, presidente eleito dos EUA, é o centro das discussões hoje no mundo. Claro que no Brasil também.

No campo da pecuária, o Brasil já havia dado início às exportações de carne para os EUA. Tanto o frigorifico JBS como o Marfrig enviaram contêineres para lá. Agora foi o Minerva que obteve permissão para exportar.

É carne in natura e por ela o mercado paga muito melhor. Para se ter ideia, o mercado norte-americano pode representar US$ 900 milhões de receita para o Brasil, segundo estima o governo brasileiro. Além disso, os EUA são uma importante vitrine para a carne chegar a outros países, caso do Japão.

Tentei falar com a Abiec, que representa os exportadores de carne, e com a JBS com a finalidade de colher as impressões sobre a vitória de Trump e o comércio. Ambos preferiram não tecer comentários e aguardar um pouco mais.

Terminei há pouco uma entrevista com um profissional que está há quase dois anos percorrendo as fazendas norte-americanas, ou seja, suas impressões foram recolhidas diretamente no campo.  É Marcos Vinicius Barbosa da Silva, pesquisador da Embrapa Gado de Leite, de Juiz de Fora (MG), que coordena um trabalho nos EUA.

Ele me afirmou que no início da gestão Trump o protecionismo deve dar o tom. “Mas só no começo”, enfatiza Marcos.

O pesquisador da Embrapa acredita que, com o passar dos meses, as posições deverão ser “minimizadas”. “Existe uma divisão na sociedade acerca das medidas que serão tomadas.” Numa segunda etapa, haverá flexibilização, afirma.

Importante: Marcos Vinicius concorda com esse repórter no que diz respeito à solidez das instituições democráticas dos EUA, que impedem medidas polêmicas ou autoritárias. Segundo ele, a Constituição democrática dos EUA vigora desde 1789 e é respeitada nos seus artigos.

Valeu essa conversa com Marcos Vinicius. Ele está lá nos EUA em contato direto com os fazendeiros.

http://revistagloborural.globo.com/Colunas/sebastiao-nascimento/noticia/2016/11/donald-trump-protecionismo-ou-retorica.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas