#Dólar influenciou queda dos preços ao produtor em outubro, diz IBGE

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

RIO – A desvalorização do dólar frente ao real entre setembro e outubro reduziu os preços em vários setores industriais e ajudou a explicar a queda do Índice de Preços ao Produtor (IPP) de 0,37% no período. A afirmação é do técnico da coordenação de indústria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Cristiano Santos.

 

O recuo do IPP em outubro foi o maior desde fevereiro de 2012, quando o indicador caiu 0,42% frente a janeiro daquele ano. De acordo com Santos, a queda do dólar, de cerca de 3,5% em outubro ante o mês anterior, conteve os preços de fumo, outros equipamentos de transporte, outros produtos químicos, metalurgia, alimentos e veículos automotores, uma vez que grande parte desses segmentos têm contratos em dólar.

 

“Certamente, a variação total [do IPP] teve relação com a queda do dólar. Muitos desses setores estão dolarizados. Dessa forma, esse movimento repercute por uma parte grande da cadeia industrial brasileira”, disse o especialista do IBGE.

 

Segundo o instituto, a indústria de alimentos e a classificada em outros produtos químicos foram as principais responsáveis pela queda do IPP. Juntos, os dois segmentos contribuíram com 0,30 ponto percentual negativo para a formação do IPP, resultado da queda de 0,47% no primeiro e de 1,8% no segundo setor.

 

O setor de alimentos teve peso de 20,36% no IPP, o maior entre as 23 atividades, como de costume. Já a variação do segmento de outros produtos químicos representaram, no mês passado, 11% do indicador.

 

Entre os alimentos, o IBGE destacou recuos nos preços de tortas, bagaços, farelos e outros resíduos da extração de óleo de soja, leite esterilizado, além de carnes e miudezas de aves congeladas.

 

Já em outros produtos químicos as quedas ocorreram em itens como adubos ou fertilizantes com nitrogênio, fósforo e potássio.

 

Na passagem de setembro para outubro, o IBGE observou queda de 2,6% nos preços de fumo; recuo de 2,29% no segmento outros equipamentos de transporte.

 

http://www.valor.com.br/brasil/3355392/dolar-influenciou-queda-dos-precos-ao-produtor-em-outubro-diz-ibge

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas