#Dois municí­pios no Oeste decretam emergíªncia em SC devido a chuvas

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Xavantina e Campo Eríª foram prejudicadas nas estradas e na agricultura.
No Norte do estado, oito cidades tíªm pessoas desalojadas e desabrigadas.

 
Dois municí­pios no Oeste de Santa Catarina decretaram situação de emergíªncia por causa das chuvas em Santa Catarina. Xavantina e Campo Eríª tiveram danos nas estradas e em perdas na agricultura. No Norte do estado, oito cidades decretaram situação de emergíªncia.
As chuvas de final de junho causaram o transbordamento de rios e ruas ficaram alagadas no Norte catarinense. De acordo com a Defesa Civil do estado, cerca de 700 foram afetadas e 117 estão desalojadas ou desabrigadas. Os municí­pios de Porto União, Tríªs Barras e Canoinhas são os mais afetados, com ruas inteiras embaixo d’água. Em Porto União, o rio está a mais de cinco metros acima do ní­vel normal. Para chegar até as 200 casas da região, só de barco.

Em Xavantina, a chuva prejudicou a pastagem, as estradas, a agricultura e a humidade trouxe doenças para o gado. O coordenador da Defesa Civil do municí­pio, Fernando Borges, explicou que não houve nenhum desabrigado ou desalojado. Porém, os danos na malha viária do interior da cidade prejudica a produção de leite, suí­nos e aves da região. O municí­pio decretou situação de emergíªncia na quinta-feira (27) e está sendo monitorado pela Defesa Civil estadual.
Ele contou que foram transportadas mais de 700 cargas de brita, feitas inúmeras desobstruções de bueiros e as linhas de transporte escolar tiveram seu trajeto alterado devido aos estragos nas estradas.
Na agricultura as dificuldades também são visí­veis. Os produtores de leite já estimam a diminuição de 30% na produção prevista para este míªs, sem contar o atraso na colheita de milho e sorgo e também fica comprometido o plantio da nova safra.

Trabalho da Defesa Civil no Norte
O diretor de respostas a desastres da Defesa Civil estadual, Major Neto, informou que coordenadores regionais se dirigiram para as cidades afetadas, principalmente no Norte do estado, «e tem trabalhado focado tanto na produção documental, necessária para a Defesa Civil do estado e a Defesa Civil nacional quanto nas orientações para abertura de abrigos, vistorias de áreas de risco».
Em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina desta terça-feira (2), ele disse que «até o momento, a Secretaria de Estado de Defesa Civil já forneceu, em produtos, cerca de R$ 170 mil, envolvendo colchões, kits com travesseiros, cobertores, alimentos, água potável».
Sobre a atuação na região Norte, o major explicou que ela é «principalmente focada nas ações de manutenção dos abrigos». Segundo ele, a Defesa Civil está apoiando «tanto na verificação da qualidade dos abrigos, principalmente no acompanhamento envolvendo escorregamentos, encostas, comprometimento de pontes, as quais, na maioria das cidades, tem isoladas algumas comunidades rurais com a região central».
http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2013/07/dois-municipios-no-oeste-decretam-emergencia-em-sc-devido-chuvas.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas