Distrito de União Bandeirantes ganha sede da Idaron para dinamizar atendimento a produtores

Com um rebanho de 125.826 cabeças de gado de corte e leite, e uma produção crescente de mais de cinco mil toneladas de grãos, o distrito de União Bandeirantes inaugura nesta quinta-feira (17), às 10h, a sede da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav) da Agência de Defesa Agrossilvopastoril de Rondônia (Idaron).
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Com um rebanho de 125.826 cabeças de gado de corte e leite, e uma produção crescente de mais de cinco mil toneladas de grãos, o distrito de União Bandeirantes inaugura nesta quinta-feira (17), às 10h, a sede da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav) da Agência de Defesa Agrossilvopastoril de Rondônia (Idaron).

Considerado o maior entusiasta do projeto de desenvolvimento da agropecuária rondoniense, o governador Confúcio Moura, que participará da solenidade, foi quem determinou a introdução de melhorias, entre elas a construção da nova unidade, com vistas a proporcionar bom atendimento aos produtores da região, que além de gado mantêm em alta a produção de milho, feijão e café.

Segundo o médico veterinário Márcio Alex Petró, da Coordenadoria de Aftosa da Idaron, por ser considerado o principal polo de produção agropecuária do município de Porto Velho, o órgão sempre manteve uma estrutura operacional na região para atender aos produtores em suas demandas, assim como, para promover as providências de sua alçada, no controle da sanidade do rebanho.

A nova sede da Ulsav vai dar mais dinâmica e conforto aos técnicos da Agência e aos produtores do distrito, considerado o maior produtor de gado da Capital, com um índice de 16% do total do rebanho, dos quais 43,29% são gado de corte, 56,70% leiteiro e uma incipiente criação de búfalos, de 125 cabeças.

GADO E GRÃOS

Os 4.900 criadores de gado do município de Porto Velho têm no pasto hoje pouco mais de 761.190 cabeças, segundo dados da Idaron, e desse total 125.826 estão na região do distrito de União Bandeirantes, que está se consolidando como o principal polo da agropecuária porto-velhense.

Só nessa região, segundo a Idaron, foram emitidas 9.776 Guias de Transporte de Animais (GTA) em 2014, resultando numa média de 814 guias por mês no ano, índice que deverá ser reforçado neste ano, acompanhando a estimativa de crescimento do rebanho estadual que deverá atingir os 13 milhões de cabeças de gado de corte e leite.

União Bandeirante também vai se consolidando como importante produtor agrícola da Capital, motivo de elogio do governador Confúcio Moura, e que justifica todos os investimentos do estado realizados na região.

Com uma área plantada de mais de 6 mil hectares (ha), União Bandeirante vai produzir nesta safra 3.150 toneladas de milho, 1.300 toneladas de café, 700 toneladas de feijão, 300 toneladas de cacau e 10.800 toneladas de banana, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), processados pela Idaron.

Fonte: RONDONIAGORA

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas