#Dia Especial mostra alternativa para alimentação do gado

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O produtor e dono da área, Benedito Sampaio, leva os participantes para conhecer o plantel , pastagem e a capineira

Acontece neste sábado (28.10), O Dia Especial da Bovinocultura de Leite, no municí­pio de São José do Rio Claro (315 km a Médio-Norte de Cuiabá), na sede do Sí­tio Bela Vista, do produtor rural Benedito Donizete Sampaio. Será apresentado o programa para formação de canteiro de capineira, distribuição de mudas, alimentação alternativa para o perí­odo da seca e informações da atividade leiteira. O evento é realizado pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistíªncia e Extensão Rural (Empaer) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Prefeitura e agricultores. A expectativa é a participação de mais de 100 pessoas.

O secretário da Agricultura do municí­pio, Sérgio Fracasso vai proferir palestra e apresentar o programa para formação de capineira e a multiplicação das mudas para o plantio, o técnico agropecuário da Empaer, Irapuan Rodrigues da Silva, aborda sobre a experiíªncia realizada no Distrito de Capão Verde com melhoramento genético, inseminação artificial e alternativa de alimentação no perí­odo da seca. O produtor e dono da área, Benedito Sampaio, leva os participantes para conhecer o plantel , pastagem e a capineira.

O produtor Sampaio, possui uma área de 232 hectares, com um plantel de 200 cabeças de gado, sendo cem leiteiras, das raças girolanda e holandesa com uma produtividade de 200 litros de leite por dia. O supervisor do escritório da Empaer, Evaldo de Castro, comenta que nos últimos cinco anos, o produtor investiu na atividade leiteira e para melhorar a qualidade do leite financiou do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) – Mais Alimentos recursos na ordem de R$ 100 mil, para compra de uma ordenhadeira mecí¢nica e um resfriador com capacidade para 2 mil litros de leite.

O municí­pio produz 12 mil litros de leite por dia e a previsão para 2014 é atingir uma produção de 15 mil litros leite/dia. Segundo Castro, o maior problema enfrentado pelos produtores da região é a alimentação no perí­odo da seca. Recentemente mais de 30 vacas leiteiras morreram de fome devido í  falta de pastagem. â€œí‰ necessário fazer capineira como forma de suplementação volumosa do rebanho leiteiro durante o perí­odo seco do ano”, esclarece Evaldo.

O Dia Especial é direcionado aos produtores da região, a abertura acontece í s 8h30, com encerramento previsto í s 13 horas.
http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=4&cid=173776

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas