Dia de Campo orienta produtor sobre higienização e sanidade animal

Encontro aconteceu no último dia 20, na sede da Associação dos Produtores de Leite de Flexeiras
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Encontro aconteceu no último dia 20, na sede da Associação dos Produtores de Leite de Flexeiras
Preocupação constante, a higienização no processo de ordenha é uma das principais medidas que devem ser levadas em conta para atingir qualidade do leite e assegurar a sanidade do bovino leiteiro. A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), reuniu num Dia de Campo, produtores do município de Flexeiras para repassar dicas técnicas aos associados da região. O encontro aconteceu no último dia 20, na sede da Associação dos Produtores de Leite de Flexeiras (Apleite-Flexeiras).

A palestra conduzida pelo técnico da CPLA, Glauco Yves, foi realizada associando dois momentos, revezando teoria e prática. Todo assunto repassado aos produtores apontou o foco temático: em «boas práticas de ordenha e sanidade do rebanho».

Um bovino leiteiro, fêmea, foi ordenhada para complementar no entendimento da importância da higienização e seus resultados: «a gente teve todo cuida para demonstrar que é fundamental manter higienizado material de ordenha, as mãos e tetos. Esse conjunto vi interferir diretamente na qualidade do leite e deferir riscos de infecção de patologias como mastite subclínica dentro das glândulas mamárias», chamou atenção.

Teste

Além da demonstração, os produtores puderam conferir o que deve ser feito para detectar os níveis de acidez do leite por meio do teste ‘alizadrol’. No período da tarde, crianças da Unidade Escola Sebastião Gomes participaram de uma palestra educativa sobre preservação ambiental. Além de assuntos com crise hídrica e reflorestamento, as crianças foram convidadas para ação de plantio de mudas numa região que segue passando por processo de recuperação da mata ciliar, em Flexeiras.

Para o produtor Agusto, do assentamento Sebastião Gomes, a ação da CPLA vai ajudar na ampliação da produção diária. «Quando se produz mais, com qualidade, a gente consegue reduzir custos e colocar no mercado um produto mais valorizado, sem risco de perder o leite. Para isso, sabemos que também é nosso dever manter toda ordenha de forma rígida com a higiene», observou.

http://www.tribunahoje.com/noticia/152715/cooperativas/2015/08/25/dia-de-campo-orienta-produtor-sobre-higienizaco-e-sanidade-animal.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas