#DF: produtores aprendem a fabricar derivados do leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Curso de Derivados do Leite, promovido pela Empresa de Assistíªncia Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), capacitou produtores, trabalhadores e mulheres rurais do DF.

Realizado no Centro de Treinamento da empresa (Centrer), em Planaltina-DF, o curso teórico e prático teve como objetivo capacitar para a fabricação de derivados do leite, observando os critérios das boas práticas de fabricação na produção de alimentos, de modo a atender as exigíªncias do mercado consumidor e í  legislação. Participaram 14 produtores, mobilizados pelos escritórios regionais da Emater de Brasí­lia, Jardim, Planaltina, Paranoá e São Sebastião.

O curso foi ministrado nessa terça e quarta pelo laticinista da Emater-DF, José Roberto de Oliveira. Além da pasteurização, ele ensinou as técnicas para fabricação do queijo minas padrão, frescal, ricota, muçarela, filagem da muçarela, iogurte, coalhada e patíª de ricota, além da saborização de iogurtes.

José Roberto explica que as variedades de queijos ensinadas no curso são aquelas mais comuns e possí­veis de serem feitas em casa. «Ensinamos também a aproveitar todo o leite, inclusive o soro, que muitas vezes é descartado», disse.

O casal Eliane Martins dos Santos e João Rodrigues começaram a fabricar queijo recentemente. «Temos duas vacas e estamos tentando aprender a fazer queijo. O curso será ótimo para aprender a fazer esses principais produtos e a pasteurizar o leite em casa. Temos a expectativa de um dia construir um lugar para fabricação, nos regularizar e poder comercializar», contou Eliane.

O Centro de Treinamento da Emater oferece diversos cursos aos produtores rurais e trabalhadores. Para ter informações sobre os cursos ofertados, basta contatar o escritório local da Emater-DF mais próximo.

Fonte: Emater/DF

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas