#Desmitificar o consumo de leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

O leite é um alimento com características nutricionais interessantes, pois fornece minerais (cálcio, fósforo, magnésio, potássio, zinco), vitaminas (B2, B12, A e, caso seja enriquecido, D) e proteínas de elevado valor biológico. Em relação à carne e ao peixe estas proteínas são mais baratas, o que é algo importante a ter em conta nos tempos que correm.

No século passado, houve várias campanhas de promoção do consumo de leite que levaram ao surgimento do primeiro grande mito: «o leite é um alimento completo».

 

Não há alimentos completos em alimentação humana, já que não podemos sobreviver saudáveis ingerindo apenas um alimento. Há apenas uma exceção a esta regra, o leite materno que – quando as mães são saudáveis e bem nutridas e têm bebés saudáveis – é completo, podendo ser o único alimento do bebé nos seus primeiros meses.

 

Recentemente, surgiu um novo mito no sentido oposto ao anterior. Ouve-se dizer que o leite faz mal, que é errado beber leite, que o leite engorda certas pessoas. A verdade é que muitos estudos indicam o contrário. O leite tem benefícios para a saúde, quer a nível ósseo, quer na redução do risco de algumas doenças (por exemplo, enfarte do miocárdio e obesidade). Estes benefícios podem estar relacionados com vários componentes do leite, como os minerais e compostos bioativos, por exemplo o ácido linoleico conjugado (CLA).

 

Realmente, há pessoas que não devem beber leite nem comer alimentos que o contenham. É o caso de todos os

 

que são alérgicos às proteínas do leite de vaca. Outra situação que pode limitar o consumo de leite é a intolerância à lactose (por falta da enzima lactase). Nestes casos, há várias alternativas: optar por derivados do leite (iogurtes, queijos), bem tolerados na maioria dos casos; por leites sem lactose; ou, em alternativa, por usar a enzima lactase quando se ingere leite.

 

Para além destes casos, não há razões para evitar o leite se gostar de o beber! Também não é obrigado a beber leite se não gostar deste alimento! Pode optar por iogurtes, leites fermentados e queijos.

 

É importante lembrar que os laticínios são um grupo importante na alimentação – se não fossem, não estariam na Roda dos Alimentos. É de salientar a importância deste grupo alimentar na satisfação das necessidades de cálcio. É evidente que há alimentos não lácteos que contêm cálcio, mas é muito mais difícil satisfazer as necessidades deste mineral sem os laticínios.

 

Quem não os consome pode continuar a fazê-lo, desde que esteja bem informado para evitar deficiências nutricionais, sendo aconselhável consultar um especialista em nutrição.

Um adulto deve optar pelas variedades magras. Quanto às crianças, devem até aos 3 anos optar pelo leite gordo, podendo a partir daí passar para o leite meio gordo.

 

Quanto à quantidade, o leite e seus derivados não devem ser consumidos em excesso nem em quantidades insuficientes. É sempre a mesma regra: com conta, peso e medida!

Se pretende obter informações sobre Nutrição ou outros assuntos relacionados, siga o blogue anitricionista.blogs.sapo.pt.

 

Fonte: http://www.correiodominho.com/

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas