#Deputado é homem do campo

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Alexandre Toledo dando respostas í s regiões

Em visita ao municí­pio de Olho d’ígua Grande – AL, no último final de semana, 16/03/2013, o deputado federal Alexandre Toledo (PSDB/AL) teve a oportunidade de verificar uma eficiente ação estruturante de combate í  seca fazendo com que os produtores rurais passem a contar agora com mais uma tecnologia social favorável í  convivíªncia com o semiárido: as barragens subterrí¢neas.

Atingidos por longos perí­odos de estiagem, os moradores da região precisam lançar mão de diversas soluções, como barragens superficiais (açudes) e as cisternas de placas, e agora as barragens subterrí¢neas.

As «ilhas úmidas», como são chamadas, são depósitos construí­dos na faixa de terra conhecida como aluvião (local onde repousam os sedimentos dos rios), que utiliza a técnica de interceptação do fluxo de água que corre abaixo da superfí­cie de rios.

O procedimento consiste na escavação de uma vala perpendicular ao sentido do curso d’água, que é coberta por uma resistente lona plástica. Com a passagem de água por cima da terra, a água infiltrada é retida, funcionando como reservatório. Essa água abastece cacimbas feitas dentro da própria barragem, também conhecidas como «poços amazonas».

As principais vantagens são a acumulação de água com reduzida evaporação, menor risco de salinização a liberação de áreas agricultáveis, normalmente cobertas com água nos reservatórios de acumulação superficial. Outro ponto positivo é baixo custo exigido para construção.

Esse sistema vem beneficiar produtores de região como os cooperativados da COOPAZ – Cooperativa dos Produtores de Leite do Sertão de Alagoas, que passam a ter a oportunidade de mostrar as ações sustentáveis praticadas na Bacia Leiteira do Estado de Alagoas. Foi apresentado o trabalho que está sendo feito com os produtores de leite da região. O produtor André Ramalho, atual Presidente do Sindicato dos Produtores de Leite, bem como José Gilvan Medeiros e Gerson da Silva – representantes da Coopaz, demonstraram as perspectivas futuras dos produtores de leite dos municí­pios da região com a implantação dessa nova tecnologia.

Fonte: Gabinete Dep. Toledo
http://correiodopovo-al.com.br/index.php/noticia/2013/03/21/deputado-e-homem-do-campo

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas