#Decreto estadual dificulta produção

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Decreto publicado pela Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz/MT) no dia 28 de maio, retroagindo seus efeitos para 1° de janeiro de 2013, obriga os produtores de leite de Mato Grosso a emitir nota fiscal de venda do leite cru para a indústria a cada 15 dias. Até então, os laticí­nios eram responsáveis em emitir nota fiscal de compra do leite entregue pelo produtor durante o míªs. A determinação pode trazer grandes problemas para os produtores, pois eles terão de se deslocar de suas propriedades até as cidades duas vezes ao míªs para entregar a nota nas agíªncias da Sefaz/MT.

Hoje, a Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproleite/MT) e a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) irão se reunir na Sefaz-MT para tentar reverter o decreto.

“Queremos que seja regularizado o transporte do leite cru sem nota fiscal para que nem a indústria e nem o produtor sejam penalizados, como acontecia antes do decreto do dia 28 de maio. Além disso, queremos que a indústria continue emitindo nota de entrada de leite uma vez ao míªs para o produtor no ato do pagamento, como sempre foi feito. O Estado de Minas Gerais, por exemplo, produz 10 vezes o volume de leite de Mato Grosso e mesmo lá a emissão de nota fiscal é realizada pelo laticí­nio”, argumenta o diretor executivo da Aproleite, Carlos Augusto Zanata.

Segundo dados do Diagnóstico da Cadeia Produtiva do Leite de Mato Grosso, 98,7% dos produtores moram na propriedade rural, que muitas vezes fica afastada da cidade. Além disso, 2,7% das fazendas tíªm dificuldades de acesso por estradas. A atividade leiteira no Estado está concentrada em pequenos produtores (51% produzem entre zero e 50 litros/dia).

Zanata comenta que entre as dificuldades para o produtor cumprir a determinação estão o deslocamento das propriedades até as cidades e a falta de conhecimento em questões burocráticas. “Isso vai acabar colocando muita gente na ilegalidade. í‰ uma burocracia que o produtor não vai conseguir atender. Colocar mais esta dificuldade para o produtor irá desestimulá-lo, o que poderá provocar uma barreira na atividade leiteira no Estado”, salienta o diretor.

http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=435234

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas