Curso “Criação de Bezerras e Novilhas para a Produção de #Leite” será ministrado em Sidrolândia

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

Entre os dias 12 e 14 de março o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar/MS) promove em Sidrolândia o curso “Criação de Bezerras e Novilhas para a Produção de Leite” e capacitará cerca de 15 trabalhadores rurais.

 

O manejo correto de bezerras e novilhas colabora para o aumento da produção e da qualidade do leite, e se aliado a ações de sanidade e alimentação adequada dos animais pode tornar Mato Grosso do Sul referência na produção de leite tanto em volume, quanto em nutrientes.

 

A afirmação é da consultora técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS (Senar/MS – Sistema Famasul), Mariana Gilbert Urt, que se refere treinamento como ferramenta para o avanço do setor lácteo no Estado.

 

Conforme informações da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) o Estado ocupa a 13ª colocação entre as unidades federativas que mais produzem leite no País. «Com a demanda dos laticínios e a capacidade dos produtores rurais há potencial para melhorar os números da produção de leite do Estado. A necessidade no momento é a de melhorar a qualidade do leite por meio dessas capacitações e fazer do produtor um empreendedor que ordenhe, administre e comercialize a produção”, destacou Mariana.

 

De acordo com o instrutor do Senar/MS, Eurípedes Alves Júnior, o cuidado com a alimentação também garante o aumento da produtividade do leite. “Quando as bezerras completam um ano, podem ter a primeira cria e assim, produzir leite. Aos 16 meses de idade, as bezerras estão aptas a serem inseminadas e a fazer parte do sistema de criação. Durante essas etapas, alimentam-se basicamente de sal mineral, ração, pasto e feno, uma mistura de plantas ceifadas e secas, que vão interferir diretamente na qualidade do leite”, afirma o instrutor do Senar/MS, Alves Júnior.

 

Durante a capacitação em Sidrolândia, os participantes aprenderão sobre o sistema de criação de novilhas, aleitamento, identificação com chips, desmama, sanidade e manejo reprodutivo desde o nascimento a primeira cria. Entre 10 e 14 de março, outras 85 capacitações serão oferecidas pelo Senar/MS. A agenda de cursos está disponível no site www.senarms.org.br.

 

http://www.capitalnews.com.br/ver_not.php?id=260377&ed=Agroneg%C3%B3cio&cat=Not%C3%ADcias

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas