Criação de cooperativa auxilia na venda de leite em Brasnorte

Os cooperados já sonham em ter a própria empresa de transporte de leite e uma central de resfriamento”, declara
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Com uma produção de 15 mil litros de leite por dia, 30 agricultores familiares do assentamento rural Juruena I, localizado no município de Brasnorte (579 km a Noroeste de Cuiabá), implantaram a Cooperativa Água da Prata (Cooperprata). Fundada em menos de dois meses, o empreendimento já rende bons resultados aos cooperados, com aproximadamente 30% a mais por litro de leite vendido. Antes da cooperativa, os agricultores comercializavam o litro de leite por até 0,75 e hoje o litro chega a R$ 1,05.

O engenheiro agrônomo da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Robson Vicente, explica que a cooperativa surgiu para que os produtores pudessem vencer as dificuldades em trabalhar com a pecuária leiteira na região. O principal problema era a falta de concorrência e os baixos preços pagos pelo leite que giravam em torno de R$ 0,68 a 0,75 o litro.

Ele declara que isso só foi possível porque os produtores resolveram vender de forma conjunta o leite e o volume despertou interesse de vários laticínios. A cconseguiu fazer parceria com o Laticínio de Marilândia que coleta o leite dos cooperados.

Com a criação da cooperativa a compra dos insumos, como ração, sal e medicamento são feitos no atacado, garantindo menores preços e possibilitando economia na compra. “Com o sucesso das atividades a tendência é o crescimento. Os cooperados já sonham em ter a própria empresa de transporte de leite e uma central de resfriamento”, declara

O presidente da Cooperprata, Adriano Garcia da Silva, fala que o engenheiro da Empaer Robson, durante dois anos, vem explicando sobre cooperativismo e plantando a idéia como forma de solucionar vários problemas da comunidade. “Não imaginávamos o quanto essa iniciativa cooperativista mudaria drasticamente em tão pouco tempo toda região. O valor do leite mudou até nas cidades vizinhas, graças à concorrência”, enfatiza Adriano.

De acordo com o presidente, hoje a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) enxerga com bons olhos a pequena cooperativa que está surgindo e investindo na capacitação dos cooperados. Recentemente foi implantado o projeto de Capacitação Continuada “Leite a Pasto”, pela OCB/ Sescoop em parceria com a Empaer e Prefeitura Municipal que visa melhorar a produção e a rentabilidade dos agricultores familiares.

http://www.24horasnews.com.br/noticias/ver/criacao-de-cooperativa-auxilia-na-venda-de-leite-em-brasnorte.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas