#Criação de cabras leiteiras é opção de trabalho em Iguatu

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O produto é rico em proteí­nas e vitaminas, e é muito procurado por pessoas alérgicas ao leite de vaca

Iguatu. A criação de cabras leiteiras tem se tornado opção de trabalho e renda no campo, na região Centro-Sul do estado do Ceará. Há demanda crescente por leite de cabra, fonte de proteí­na e de vitaminas, em particular para as pessoas que apresentam alergia ao leite de vaca. Um exemplo vem do pequeno criador Cí­cero Ricarte, que mantém um pequeno rebanho em área próxima ao centro urbano.

Há 15 anos, no sí­tio Poço Comprido, os animais são mantidos em condições ideais para a melhor produção do leite. O produto tem mercado certo FOTO: HONí“RIO BARBOSA

Há 15 anos, ele investiu na criação de cabras leiteiras. Hoje, com apenas uma ordenha, obtém cerca de 30 litros por dia e uma renda mensal em torno de R$ 1.500,00. O trabalho é intenso. Começa cedo, por volta das 4 horas da madrugada com a ordenha manual que se estende até as 6 horas, no curral de instalações rústicas.

O leite «in natura» é levado para a casa do criador, no bairro Flores, nesta cidade. A mulher de Ricarte distribui em saquinhos de um litro. «Toda a produção é vendida em apenas um dia. A gente já tem uma clientela fiel», explica o produtor rural.

Por volta das 8 horas, Ricarte já está de volta í  propriedade, no sí­tio Poço Comprido, onde permanece até as 11 horas no serviço de fornecimento de ração para os animais (milho e capim triturado). A área de criação das cabras foi cedida pelo proprietário, Almério Feitosa. Atualmente, são 55 animais, sendo que 25 estão em fase de lactação.

«O meu sonho é obter recursos para comprar um pedaço de terra, pelo menos um hectare, para dar continuidade í  criação e plantio de capim. O meu esforço é ampliar a produção leiteira», revela Ricarte.

O criador rural tem origem no campo e durante muitos anos trabalhou com o pai, no setor de agropecuária, no municí­pio de Lavras da Mangabeira. Depois de casado, resolveu vir morar na cidade de Iguatu. «Trabalhava comprando e vendendo animais, cavalos, burros. Depois, passei a abater e vender carne de ovinos», explica.

Tudo começou quando um determinado dia, Ricarte comprou o animal e no momento do abate sua esposa não permitiu, avisando que a cabra estava prenha, deixando-o, então, com dúvida. Por conta disso, ele decidiu manter a criação.

No segundo míªs, o produtor rural passou a vender parte do leite, colocando uma placa em frente a sua residíªncia. Assim, segundo ele, logo apareceram pessoas interessadas. Em decorríªncia da demanda crescente, Ricarte decidiu iniciar a produção de cabras leiteiras. No começo, criava os animais soltos, na rua, e em um terreno abandonado, próximo í  sua casa. Depois, comprou mais duas fíªmeas e um bode. «A caprinocultura exige pouco espaço e reduzida mão-de-obra», diz.

Os caprinos são animais fortes e adaptados ao sertão nordestino e í  seca. Exigem pouca água e não são exigentes na alimentação. «í‰ um a criação vantajosa em comparação com bovinos, que requer muita área, gente para cuidar e capital, e suí­nos que dá muito trabalho. Aqui faço tudo sozinho, tiro o leite, dou a ração e observo os animais».

Segundo ele, a ração é composta de capim, milho e soja. Os animais passam a maior parte do tempo no curral. A criação é intensiva. Por míªs, o produtor gasta cerca de mil reais com alimentação. O plantel hoje tem animais de raça Saaenen, Anglu Nubiana e um produtor da raça Toggenburg.

«No iní­cio, os animais eram mestiços, de pouca produção leiteira. Aos poucos consegui melhorar a qualidade genética do rebanho», lembra. Além da venda de leite, o criador obtém renda com a comercialização dos animais machos e as fíªmeas de mais idade.

O preço do leite é vantajoso. Hoje o litro custa em média R$ 3,00. O governo incentiva a criação de cabras leiteiras e tem programa social de aquisição e distribuição do leite para famí­lias de baixa renda. Entretanto, mesmo no campo e em cidades do Interior, é reduzido o número de chefes de famí­lia que se dispõem a criar uma cabra para obter leite e alimentar os filhos.

Vitaminas

O leite de cabra possui grande apelo comercial. Rico em vitaminas e proteí­nas apresenta caracterí­sticas antialérgicas e de fácil digestão. «Compro tríªs litros por semana para a minha famí­lia que tem intolerí¢ncia í  lactose», frisa a professora, Rita Guedes. O vendedor Elismar Silva compra o produto para o filho de tríªs meses de idade. «Ele melhorou muito depois que passou a beber leite de cabra», conta o pai.

Através da criação de cabras leiteiras, Ricarte conseguiu formar tríªs filhos em Enfermagem e agora ajuda na educação de outro que está no curso de Licenciatura em História.

«Tenho orgulho do meu trabalho. Mesmo com pouca renda e sem terra própria consigo ter renda e manter a famí­lia», finaliza o pequeno produtor.

Mais informações

Empresa de Assistíªncia Técnica e Extensão Rural do Ceará, em Iguatu
Telefone: 88 3581. 9478
Secretaria de Agricultura de Iguatu Telefone: 88 3566. 7910

HONí“RIO BARBOSA
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1316753

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas