#Cresce o número de fazendas certificadas como livres de brucelose e tuberculose bovina em Minas

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Minas Gerais conta atualmente com 40 propriedades certificadas como livres de brucelose e tuberculose bovina. Mais 50 aguardam a certificação e 15 terão seus certificados renovados. Os números aumentam a cada ano e mostram que os produtores mineiros estão aderindo cada vez mais ao Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Bovina (PNCEBT), coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e executado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) no Estado.

A região de maior destaque é a do Alto Paranaí­ba, que possui 21 fazendas certificadas, com um incremento de 62% na emissão de certificados em relação ao ano passado. O Sul de Minas também é destaque, com 14 propriedades consideradas livres da doença, seguido pela Zona da Mata, com quatro e a região do Leste de Minas (Governador Valadares) com uma propriedade.

De acordo com o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, a certificação é importante para o produtor rural, pois atesta a qualidade e procedíªncia dos produtos advindos da propriedade. Para ele, a expectativa é que cada vez mais estabelecimentos obtenham o tí­tulo.

– O certificado agrega valor e traz reconhecimento de que o produto está dentro dos padrões de qualidade, além de oferecer maior segurança alimentar, cometa.

Como funciona

O procedimento para certificação é totalmente voluntário e o status de propriedade livre é voltado para produtores de gado de leite, enquanto o status de propriedade monitorada é válido para produção de gado de corte.

O interessado em certificar sua propriedade deve procurar o escritório do IMA ao qual pertence sua propriedade, acompanhado de médico veterinário habilitado. í‰ preciso preencher um requerimento e a partir disso, o Instituto faz uma vistoria oficial e emite seu parecer para que se inicie o processo de certificação.

Dentre as vantagens de se possuir o certificado, com duração de um ano, está a isenção da obrigatoriedade de apresentação de atestados de realização de exames negativos de brucelose e tuberculose para transportar os animais para fora do Estado e a participação em eventos agropecuários. Além disso, é um programa que envolve todo setor produtivo do paí­s, comunidades rurais, o setor industrial e consumidores.

http://www.onorte.net/noticias.php?id=43087

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas