CPLA solicita apoio da Codevasf para aquisição de equipamentos

Dirigentes da cooperativa estiveram na sede da Codevasf, em Penedo
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Dirigentes da cooperativa estiveram na sede da Codevasf, em Penedo
O projeto de reestruturação da Unidade de Beneficiamento do Leite da CPLA (UBL), em Batalha, vem ganhando reforço de importantes instituições ligadas ao setor produtivo do Estado. Na sexta-feira (28/8), dirigentes da cooperativa estiveram na sede da Codevasf, em Penedo, para apresentar proposta, de aporte de recursos e aquisição de equipamentos para um fábrica específica de queijos.

O superintendente da Codevasf, Luciano Chagas, recebeu a demanda e iniciou a negociação para viabilizar junto ao governo federal a destinação dos recursos necessários. No primeiro semestre desse ano, a Codevasf deu início a destinação recursos, por meio do Ministério da Integração Nacional, no âmbito do Plano Brasil sem Miséria, e do Orçamento Geral da União. O investimento para fortalecer a cadeia produtiva do leite foi na ordem dos R$ 16 milhões.

Com a utilização de equipamentos automatizados para queijaria, o consultor do Projeto da UBL, Fábio Teles, garante que será agregado maior valor a capacidade produtiva e comercial da respectiva indústria. «Com essa estruturação nos equipamento e uma linha de produção automatizada, será possível criar um padrão de produção de queijos e proporcionar a coleta de soro do leite integrado ao projeto do leite em pó da UBL.

O apoio da Codevasf, de acordo com o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, foi um caminho alternativo encontrado para dar continuidade a execução do projeto de reabertura da antiga fábrica da Camila. «A UBL é uma das grandes esperanças para alcançarmos os ideais de inclusão produtiva e valorização do composto lácteo alagoano. Contamos com o apoio à bovinocultura leiteira das instituições para transformar o leite, produzido por milhares de famílias, em produtos de alto valor», resumiu Monteiro.

A CPLA também contou com a participação e empenho de líderes políticos, como os deputados Chico Tenório e Givaldo Carimbão. Os dois representantes do povo alagoano tem colocado em discussão a viabilidade emergencial da UBL no sertão de Alagoas.

«Os estudos do Nosso projeto mostra o potencial produtivo da região do semiárido, onde fica localizado a UBL, com produção mensal girando em mais de 80 mil litros/dia. Além disso, é importante frisar a aquisição de equipamentos automatizados de queijo e secagem de leite em pó, pois no nordeste 73% consumido é desse tipo», finalizou.

Novo encontro

Os dirigentes da CPLA voltam a discutir a viabilização do maquinário nesta segunda-feira, 31, por meio de conferência virtual com técnicos da Codevasf, de Brasília. Em Penedo, um novo encontro com o superintendente Luciano Chagas acontece na tarde desta terça-feira,1, na sede da Codevasf.

http://www.tribunahoje.com/noticia/153794/cooperativas/2015/09/05/cpla-solicita-apoio-da-codevasf-para-aquisico-de-equipamentos.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas