#CPLA participa de capacitação sobre novo edital do Programa do Leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Cooperativa esteve presente em mesa técnica de encontro para gestores do programa

A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) participou de uma mesa técnica voltada aos gestores do Programa do Leite. O encontro, que ocorreu nos dias 23 e 24 de setembro no Maceió Mar Hotel, foi promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate í  Fome (MDS), e teve a parceira da Secretaria Estadual da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).

Responsável por acompanhar os programas governamentais junto ao MDS, a Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) foi quem acionou a Seagri para sediar o encontro em Maceió, o qual visa capacitar os gestores para as diretrizes do novo edital — previsto para sair ainda essa semana —sobre novos convíªnios junto í  iniciativa.

A proposta do MDS em escolher Alagoas para o encontro, que reuniu gestores do programa dos estados nordestinos e do norte de Minas Gerais, ganhou a admiração da CPLA. â€œí‰ uma honra vivenciar essa iniciativa do ministério e mostrar o quanto ele se propí´s em analisar mais de perto como é conduzido o Programa do Leite e percebíª-lo pelo olhar do pequeno produtor”, destaca Aldemar Monteiro, presidente da cooperativa.

Para a coordenadora geral da Sesan, Elenita Correia, o importante é deixar os gestores capacitados sobre essas formalizações. “Achamos importante ir até um estado nordestino e esclarecer alguns trí¢mites do edital relativos aos prazos e documentos que serão enviados para Brasí­lia, tornando-os aptos para elaborar os planos de trabalho. Além disso, observar especificamente como cada estado se comporta junto ao programa também será fundamental”, explica Correia.

Gerido pela Seagri em Alagoas, o Programa do Leite é uma das modalidades do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do MDS, que tem por objetivo garantir o consumo da bebida em famí­lias que se encontram em situação de insegurança alimentar, além de estabelecer melhorias na renda da agricultura familiar.

O papel da CPLA é organizar esses produtores para ter acesso ao programa, que atende 80 mil famí­lias e possui 3.000 agricultores familiares fornecendo o produto em todo o estado.
http://www.tribunahoje.com/noticia/76656/cooperativas/2013/09/24/cpla-participa-de-capacitaco-sobre-novo-edital-do-programa-do-leite.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas