CPLA busca consultoria para ampliar usina de beneficiamento de #leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

A intenção é explorar os recursos existentes no antigo laticínio em Batalha, para realizar a ampliação da indústria
Reconstriuir a cadeia leiteira do estado. É esse o objetivo da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), que segue trabalhando no projeto de ampliação da usina de beneficiamento de leite em Batalha, sertão alagoano. Para isso, conta com auxílio profissional de Fabio Teles, especialista em gestão de indústrias lácteas.

O consultor, formado em medicina veterinária, atuou como representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário na Câmara Setorial do Leite e Derivados do Ministério da Agricultura, e na Comissão de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária do Congresso Nacional. Chega a Alagoas para assumir a consultoria executiva do projeto da CPLA que contempla a revitalização do setor produtivo leiteiro e a reativação da usina de beneficiamento de leite.

A intenção é explorar os recursos existentes no antigo laticínio em Batalha, para realizar a ampliação da indústria. Para isso, a CPLA adquire os equipamentos necessários à produção de leite condensado, leite em pó instantâneo, leite longa vida, além de uma unidade concentradora de soro de leite, um derivado líquido da produção de queijo.

GERAÇÃO DE EMPREGO

Teles destaca o número de empregos gerados a partir do funcionamento da usina: “Com a ampliação do parque industrial, em Batalha, devem ser gerados cerca de 120 empregos diretos, beneficiando 2000 indiretos associados à nova Cooperativa, que nasce da tenacidade e do empreendedorismo dos Dirigentes da CPLA, e beneficia milhares de agricultores familiares”, comentou.

Ainda de acordo com o consultor, o objetivo do projeto é valorizar a produção de Alagoas: “A visão é transformar gradualmente a cooperativa de laticínios da CPLA numa indústria de alimentos, agregando aos derivados lácteos as frutas produzidas pelos seus associados em sobremesas, doces e compotas com sabor e cor da agricultura familiar, atendendo a demanda do mercado local e divulgando culinária nordestina aos milhares de turistas que visitam Alagoas”.

O projeto da CPLA, como ressalta o presidente, Aldemar Monteiro, “é, antes de tudo, o resultado da soma de esforços da agricultura familiar para produzir alimentos de qualidade para os alagoanos e a quem se dispuser a conhecer o Estado”. Monteiro destaca ainda a importância de firmar parcerias para iniciar a ampliação: “Nosso intuito é buscar parcerias para iniciar a reativação. Estou muito feliz pela oportunidade de começar a produção, com esta ação, todos saem ganhando”, comemorou.

http://www.tribunahoje.com/noticia/104179/cooperativas/2014/05/27/cpla-busca-consultoria-para-ampliar-usina-de-beneficiamento-de-leite.html

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas