Cooperativismo é estratégia para o desenvolvimento do setor leiteiro

Idiomas como o português e o espanhol misturados aos sotaques dos 12 estados brasileiros. Parece um balde cheio de diferenças, contudo, os participantes do 2º Encontro Pan-Americano de Jovens Produtores de Leite, que começou na terça-feira, 15, em Minas Gerais, têm falado sobre o mesmo assunto: produção leiteira.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Idiomas como o português e o espanhol misturados aos sotaques dos 12 estados brasileiros. Parece um balde cheio de diferenças, contudo, os participantes do 2º Encontro Pan-Americano de Jovens Produtores de Leite, que começou na terça-feira, 15, em Minas Gerais, têm falado sobre o mesmo assunto: produção leiteira. O evento é realizado pela Federação Pan-Americana de Produtores de Leite, em parceira com o Sistema OCB e Embrapa Gado de Leite.
Hoje pela manhã, durante a abertura do encontro, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, fez questão de ressaltar a importância da união entre as pessoas para o desenvolvimento do setor leiteiro na América Latina. “Quero agradecer à Fepale e à Embrapa Gado de Leite por acreditarem no Sistema OCB. Saibam que essa cooperação é fundamental para o sucesso deste encontro, aliás, o cooperativismo é o grande motor da produção de leite no mundo, pois graças à sua capacidade agregadora, reúne produtores de todas as nações em prol de um único objetivo. As pessoas se unem para garantir assistência técnica, acesso a mercados, criam redes de coleta, buscam qualificação profissional. As pessoas fazem todo este movimento para assegurarem competitividade a seus negócios. Então, o futuro da produção leiteira está intimamente ligado ao cooperativismo».
Além disso, o presidente também destacou a importância da participação dos mais de 200 jovens tanto do Brasil quanto dos sete países representados. “É preciso, ainda, agradecer ao empenho de cada jovem participante, pois sabemos da dificuldade de muitos em estar aqui presente. Que as experiências aqui obtidas, sirvam como fonte inspiradora para que continuem trabalhando pelo desenvolvimento do setor lácteo nos seus países. Só assim, teremos o futuro que tanto desejamos. Se é assim, que vocês comecem hoje a trabalhar pelos melhores dias que haverão de chegar”, declara Márcio Freitas.
PROGRAMAÇÃO – As atividades foram divididas para que contemplassem um pouco de experiência prática e, também de discussão. Logo após a cerimônia de abertura, realizada na campo experimental da Embrapa Gado de Leite, no município de Coronel Pacheco (MG), os jovens conheceram suas estações de pesquisa e unidades demonstrativas, onde foi possível obter uma explicação sobre a importância de cada uma delas, bem como quais os estudos atualmente em andamento. Amanhã, as atividades ocorrem na cidade de Juiz de Fora, também em Minas Gerais.
DEPOIMENTOS – Da mesa de abertura, também participaram o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins, o presidente da Fepale, Bernardo Macaya, o prefeito de Juiz de Fora (MG), Bruno Siqueira, o prefeito de Coronel Pacheco, Joaquim Elesbão, o coordenador do Câmara Temática do Leite do Sistema OCB, Vicente Nogueira, e o presidente do Sindicato Rural de Juiz de Fora, Domingos Frederico. Confira o que alguns eles disseram:
SERIEDADE – “Quando fomos convidados pelo Sistema OCB para realizar este evento junto com a Fepale, aceitamos na hora, pois sabíamos da seriedade de ambas as entidades. A parceria entre a Embrapa com a Fepale e a OCB vem de longa data e, por isso, celebramos juntos, hoje, este evento, que traz até nossas instalações, representantes de tantos países e estados do Brasil. Nós queremos continuar discutindo com essas duas entidades assuntos sérios e capazes de alterar a realidade rural brasileira, especialmente, na produção leiteira. É bom que todos os jovens aqui presentes tenham a consciência de que o leite é uma estratégia de geração de emprego e renda.” Paulo Martins, chefe-geral da Embrapa Gado de Leite,
FUTURO – “Quero agradecer aos jovens por terem vindo, ao Sistema OCB e à Embrapa Gado de Leite pelo dia de hoje. Sem a contribuição de cada um, não seria possível discutirmos os assuntos que permeiam o nosso encontro. Graças ao comprometimento tanto dos jovens, quanto das entidades amigas, estamos trabalhando hoje para garantir a melhoria de processos de produção, a qualidade do leite, a permanência do jovem na cadeia produtiva e a representatividade deste setor, na economia dos nossos países. Estamos convencidos de que o futuro do setor leiteiro está nas mãos dos jovens e por isso, os convidamos a assumir este protagonismo, considerando a necessidade global de alimentos, sobretudo de leite.” Bernardo Macaya, presidente da Federação Pan-Americana de Produtores de Leite (Fepale).
ENGAJAMENTO – “Desejo que os jovens aproveitem muito este evento, troquem experiências e contribuam uns com os outros em seus processos produtivos. Tomara que, ao retornarem para seus países e estados, cobrem bastante de suas representações a melhoria que desejam, pois este é o momento para isso. Os países precisam de pessoas engajadas como vocês.” Joaquim Elesbão, prefeito de Coronel Pacheco (MG)
É uma alegria muito grande receber jovens de tantos países e estados brasileiros, pois este público está atendo e interessado em fazer a diferença, permanecendo em suas propriedades e mantendo a prosperidade familiar. A manutenção da cadeia produtiva leiteira na América Latina está nas mãos de vocês. Parabéns à Fepale, ao Sistema OCB e à Embrapa pela realização deste encontro tão importante para a economia latino-americana. Bruno Siqueira – prefeito de Juiz de Fora (MG)

Fonte: Assessoria de Imprensa OCB

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas