#Cooperativismo é debatido no 11º Congresso Internacional do Leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Hoje, no primeiro dia de trabalhos do 11º Congresso Internacional do Leite o assunto era Cooperativismo no Brasil e no mundo. 1,3 mil participantes participaram dos debates sobre o tema. O moderador do painel, Márcio Lopes de Freitas, presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), fez a abertura das atividades. Segundo ele é preciso pensar a cadeia leiteira de maneira mais estratégica. “Temos que ter visão clara de onde o setor lácteo vai estar daqui a 20 anos”, disse.

A solenidade de abertura do 11º Congresso Internacional do Leite foi realizada na noite de ontem, 21 de novembro, em Goií¢nia (GO). O objetivo do Congresso é discutir e atualizar questões relacionadas com a sustentabilidade e competitividade da pecuária leiteira no Brasil, e, também elaborar uma agenda de polí­ticas públicas para o fortalecimento do negócio do leite no paí­s.

“Em Goiás 65 mil propriedades produzem leite diariamente. São 246 municí­pios, que geram 220 mil empregos. Essa é a cadeia mais produtiva do Estado”, destacou o presidente do Sistema FAEG/SENAR, José Mário Schreiner durante a abertura do evento. De acordo com ele, a vinda do 11º Congresso é fundamental para os produtores brasileiros, que vão receber nesses dois dias de trabalho informações que são essenciais para o desenvolvimento da cadeia.

Sobre o cooperativismo no mundo, o Ex-ministro da Agricultura e Coordenador do Centro de Estudos do Agronegócio na Fundação Getúlio Vargas, Roberto Rodrigues, deu a sua contribuição ao debate. Ele destacou que o mundo, atualmente, não tem lí­deres que dão um norte necessário ao planeta. “Exemplo disso foi a Rio+20, onde mais de 100 chefes de Estado não conseguiram chegar a uma agenda consistente que representasse a sustentabilidade”, lembrou.

Roberto Rodrigues comentou sobre um estudo realizado por uma importante entidade americana que cuida da economia alimentar, onde foi constatado que a oferta mundial de alimentos vai crescer 20% em 10 anos. “O Brasil vai ter que crescer 40%. Enquanto o mundo cresce 20%, o nosso paí­s vai ter que aumentar o dobro da sua produtividade alimentar. Isso significa que existe uma demanda sobre nós. í‰ o mundo dizendo que é necessário que o Brasil cresça mais do que o restante”, explicou.

O ex-ministro também disse que, 48% da agricultura brasileira passa pelo cooperativismo. “Estamos em perí­odo crescente e isso se deve í  firmeza e consistíªncia da OCB.” Ele acrescentou que a produção de leite depende de tríªs questões. “Tecnologia, produtividade e agregação de valores.”

Fonterra
Os participantes do Congresso acompanharam também a experiíªncia de sucesso da Cooperativa Fonterra, apresentada pela professora Associada de Gestão do Agronegócio e Co-diretora do Programa de Agricommerce da Massey University, Nicola Shadbit, da Nova Zelí¢ndia. Com tradução simultí¢nea, ela iniciou falando que se for olhar para o modelo de cooperativismo, percebe-se que é uma construção social. “Os membros são valorizados.”

Nicola explicou que existe diferença entre o cooperativismo e as empresas. “Nas cooperativas é olhado no final do dia uma mutualidade, onde existe a coesão social e o balanço de interesses.” Ela salienta que cooperativas, como a Fonterra, tem como seu principal ativo os membros que a compõem. “Os funcionários da Fonterra são apaixonados pelo o que fazem. E isso permite gerenciar a cooperativa de um modo melhor.”

De acordo com Nicola, a Fonterra tem 10,5 mi acionistas produtores. “Somos um setor que produz leite para todo o mundo. Temos um ciclo de vendas, onde nós estamos no topo.” Ele explicou ainda que 95% do leite produzido na Nova Zelí¢ndia são exportados.

Sucesso

Bernardo Macaya, presidente da Fepale, vice-presidente e diretor do Conselho Administrativo da Cooperativa Dos Pinos, da Costa Rica relatou o sucesso da entidade. Criada em 1947, a cooperativa é considerada uma das mais conceituadas do paí­s. “Ela começou pequena e, hoje, é composta por sócios que buscam vender seu leite e receber o valor necessário.”

Segundo Macaya, a Dos Pinos tem todo um processo de produção. “Essa cadeia vai da produção de alimentos concentrados, da equipe para o sistema de ordenha, além dos centros de distribuição até os nossos produtos que são colocados nos pontos de vendas.”

Ele explica que, a produção do leite, que é medida em quilos na cooperativa, varia de acordo com os associados. “São 690 produtores que produzem de 500 a quatro mil quilos de leite.” Macaya resume dizendo que durante esses 65 anos de empresa, a Dos Pinos já atua em 14 paí­ses. “Além de produzirmos 635 produtos diferentes”, declara.

Ao final das apresentações, o público participou de um debate com os palestrantes onde puderam esclarecer dúvidas e curiosidades.

A programação do 11º Congresso Internacional do Leite segue durante a tarde desta quinta-feira, onde os participantes contarão com a apresentação do segundo painel Desafios para a cadeia do leite nacional. O evento está sendo transmitido em tempo real pelos sites da Embrapa Gado de Leite:www.cnpgl.embrapa.br e do Sistema Faeg/Senar: www.sistemafaeg.com.br.

Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás – FAEG

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas