Cooperativas leiteiras enfrentam o risco de não serem viáveis devido à descida dos preços.

Os produtores de leite estranham e lamentam o silêncio do Governo sobre as denúncias lançadas no final do ano e que davam conta de uma nova baixa forçada dos preços do leite.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

Na região de Aveiro, onde estão localizadas sedes de duas cooperativas leiteiras, foram feitos alguns dos mais importantes investimentos do país. Os produtores enfrentam agora o risco de não serem viáveis devido à descida dos preços.

A queda poderá atingir entre 6 a 8 cêntimos, até ao Verão. Segundo José Lobato, o Governo deve intervir para evitar o fim de muitas explorações como a sua.

“Entendemos que é necessária a intervenção do Estado no sentido de regular o preço do leite na produção, mas também regular os preços dos bens de produção”, defende José Lobato.

O custo dos factores de produção duplicou em dois anos e 70% decorrem da alimentação dos bovinos.

O preço pago aos produtores pelo leite não passa dos 34 cêntimos por litro, muito aquém do limite considerado mínimo de 40 cêntimos.

A redução acompanha o final do regime das quotas leiteiras, deixando o mercado europeu liberalizado. Neste cenário, os produtores nacionais apelam a uma maior solidariedade por parte da indústria de lacticínios e dos hipermercados na partilha dos lucros, para contrariar a redução da procura externa.

O preço do leite em Portugal permanece abaixo da média comunitária desde Abril de 2010.

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=24&did=173862

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas