#Cooperativa promove entrega de sementes a produtores de perí­metro irrigado

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A entrega faz parte do convíªnio existente entre as cooperativas para estruturar os rebanhos do local

A Cooperativa Pindorama, apoiando o fortalecimento da pecuária leiteira na região do Baixo São Francisco, vai entregar na próxima terça-feira, dia 06, 720kg de sementes de capim aos produtores do Perí­metro Irrigado do Marituba, zona rural de Penedo, vinculados í  Cooperativa dos Produtores do Projeto Marituba (Coomarituba). A entrega faz parte do convíªnio existente entre as cooperativas para estruturar os rebanhos do local.

Por meio dos recursos federais vindos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaí­ba (Codevasf), que mantém o perí­metro, a iniciativa vai plantar capim em uma área de 36 hectares, onde cada hectar é destinado a um produtor de leite, com a proposta de implantar a tecnologia de pasto rotativo, ou método Voisin, o qual consiste em separar uma pequena área, dividi-la em piquetes e a cada dia o gado leiteiro consome o pasto de um piquete, estabelecendo um ciclo.

Além de ser responsável pelas sementes, a Pindorama ainda distribui ração e fertilizante – esse último houve uma entrega realizada no dia 29 de julho, de 25 toneladas do produto. O leite produzido é todo adquirido pela cooperativa, que faz a coleta a cada dois dias para levá-lo í s suas fábricas e a seu laticí­nio, fazendo com que o agricultor basicamente pague seus custos com a própria produção.

“O custo da Coomarituba é praticamente zero. Com os recursos vindos da Codevasf, repassados pela Pindorama e ainda o auxí­lio de maquinários da Seagri (Secretaria Estadual da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário) dá as condições para os produtores trabalharem, diminuindo os custos e ainda garantindo boa receita lí­quida”, avalia Paulo Pantoja, chefe da Unidade Regional de Apoio í  Produção da Geríªncia de Empreendimento de Irrigação da Codevasf em Alagoas, além de responsável pela coordenação das ações no perí­metro Marituba.

Por meio da tecnologia de pasto rotativo, umas das vertentes da metodologia Balde Cheio, parceria com o Sebrae/AL, cada produtor pode criar uma média de oito vacas por piquete. Sobre os custos vindos do bolso do produtor, fica apenas a parte de aramado, eletrificador e materiais para irrigação, em que a compra pode ser financiada junto ao Banco do Nordeste pelo Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf).
http://www.tribunahoje.com/noticia/71404/cooperativas/2013/08/04/cooperativa-promove-entrega-de-sementes-a-produtores-de-perimetro-irrigado.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas