#Cooperativa aumenta 16 centavos no preço pago pelo litro do leite ao cooperado em 2013

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Em janeiro deste ano a produção do Estado foi 5,2% menor que dezembro do ano passado, devido ao alto calor e excesso de chuvas que prejudicou o transporte entre a propriedade e a indústria. No mesmo perí­odo foi anunciado um aumento de 9% no salário mí­nimo aumentando o custo da produção e impactando diretamente nas despesas de mão de obra.

O produtor de leite na região do Vale do Rio Doce além de lidar com as oscilações nos mercados interno e externo também precisa lidar com o forte calor, o que reduz o desempenho produtivo dos animais, e com as irregularidades das chuvas, o que interfere na produção de alimentos para o rebanho.

A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, de Governador Valadares – MG, sempre na vanguarda da produção leiteira em nossa região, e buscando garantir segurança para a produção e rentabilidade aos cooperados buscou na indústria e conseguiu, já nos primeiros quatro meses de 2013, um aumento de 16 centavos no preço pago pelo litro do leite. Um investimento para que o cooperado possa produzir mais e com maior qualidade.

O 16 centavos de aumento foram divididos em tríªs meses. Os primeiros cinco centavos foram pagos pelo leite fornecido em fevereiro, que o produtor já está recebendo no míªs de março. Mais cinco centavos no leite fornecido em março, será pago em abril, e seis centavos no leite fornecido no míªs de abril, que será pago em maio.

Entre 2011 e 2012 a inflação no Brasil foi de 11,78%, já os aumentos no preço do leite garantidos pela Cooperativa foram mais que o dobro desse percentual no mesmo periodo, alcançando 25,65%. No míªs de abril, quando o aumento tiver sido completo, o cooperado vai receber o preço médio de R$ 1,02 pelo litro do leite fornecido.

Para o presidente da Cooperativa, Guilherme Olinto Abreu Lima Resende, o aumento veio num momento importante para o produtor. “Na nossa região, as chuvas tem sido muito irregulares, nosso cooperado vem sendo incentivado a produzir alimento para o gado na safra, mas isso ainda não é uma cultura, o que torna a produção ainda mais cara na entre-safra. Ainda contamos com o fato de que nossas estradas vicinais não contam com manutenção constante o que projudica a logí­stica de transporte, fazendo com que muitos percam parte de suas produções e para agravar, esse ano ainda estamos tendo um alto indice de raios, deixa as propriedades ficarem sem energia, perdendo, em mais uma situação parte da produção. í‰ prejuí­zo em cima de prejuí­zo e nós, como gestores de uma Cooperativa precisamos pensar no nosso cooperado e tentar compensá-lo de alguma forma e o aumento é uma delas”, afirma Resende, certo de que o produtores vão ficar satisfeitos com a notí­cia.

Café Rural do Sindicato

O tradicional Café Rural, realizado todas as segundas-feiras as 7h, pelo Sindicato Rural, será realizado na próxima segunda, dia 18 de março, na sede da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce. Todos os produtores rurais, cooperados e trabalhadores do setor estão convidados a participar. A Cooperativa está situada í  rua João Dias Duarte, 1371 no Bairro São Paulo – Governador Valadares – MG.

Fonte: Portal do Agronegócio
http://www.cenariomt.com.br/noticia.asp?cod=275850&codDep=6

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas