O emprego de medicamentos antimicrobianos, anti-inflamatórios e antiparasitários está inserido na rotina das fazendas de produção leiteira. Estes medicamentos muitas vezes são necessários para assegurar a saúde, o bem-estar e a produção de leite tanto em quantidade quanto com alta qualidade. Entretanto, a maioria destes medicamentos quanto utilizados, deixa resíduos no leite, prejudicando a sua qualidade e o tornando impróprio para consumo humano e para produção de produtos lácteos. Por essa razão, a preocupação com o descarte do leite pela presença de resíduos e contaminantes penalizáveis, ou seja, acima do Limite Máximo de Resíduos (LMR), faz parte dos cuidados que o produtor de leite precisa ter diariamente.
O LMR para cada medicamento é estabelecido por órgãos regulatórios governamentais, e de acordo com os limites estabelecidos em cada país do mundo, existe a necessidade de um determinado período de descarte do leite dos animais tratados. Esse período é necessário para assegurar que os resíduos do medicamento usado não estejam acima do LMR estabelecido e, portanto, que não ocorram prejuízos para a indústria de laticínios e a saúde dos consumidores.
Em geral, quando da utilização da maioria dos medicamentos nas vacas leiteiras, para se assegurar a segurança alimentar, o cumprimento dos períodos de caríªncia para cada medicamento deverá ser respeitado. “Quando não há observí¢ncia do período de caríªncia previsto em bula , as perdas podem se tornar inevitáveisâ€, explica Marcos Malacco, gerente técnico da área de ruminantes da Merial. Entretanto, existem medicamentos em que após o uso nas vacas leiterias, não ocorrerão resíduos acima do LMR e, por isso, não haverá a necessidade de período de caríªncia para o leite das vacas tratadas.
Malacco destaca que a grande novidade que a Merial trouxe para o segmento de pecuária leiteira brasileira é a molécula eprinomectina, endectocida da classe das avermectinas, que na formulação comercial pour on não necessita de período de caríªncia para o leite das vacas tratadas. Destaca ainda, tal característica ocorre em todo o mundo, mesmo nos países da América do Norte e Europa, por exemplo, onde a normas quanto a presença de resíduos e contaminantes nos alimentos de origem animal são bastante rigorosas. A eprinomectina da Merial é apresentada na concentração de 0.5% e se destina a aplicação tópica (pour on) nos bovinos. O produto comercial é o Eprinex® Pour-On. Ele apresenta eficácia ímpar, amplo espectro e grande persistíªncia contra as principais verminoses dos bovinos, além de controlar as infestações por moscas dos chifres, bernes e auxiliar no controle do carrapato. Além disso, a via de aplicação “pour on†determina mínimo estresse aos animais, contribuindo para seu bem estar e alta produtividade. O produto, apesar de pour on, pode ser aplicado nos animais mesmo com pelos molhados ou que sejam submetidos a chuvas após o tratamento, sem prejuízos í sua eficácia.
“Os programas sanitários oferecidos pela Merial tíªm caráter preventivo. Isso quer dizer que o principal objetivo destes programas sanitários é evitar as principais doenças dos bovinos, pois acreditamos que prevenir é mais econí´mico que tratá-las. Assim os programas são embasados na utilização de vacinas e medicamentos em épocas pré-estabelecidas de acordo com características próprias de cada fazenda visando a redução máxima de possíveis perdas de produção. No caso do controle parasitário, as estratégias visam minimizar cargas excessivas de parasitos no ambiente onde os bovinos permanecem, por meio de antiparasitários específicos aplicados em épocas estrategicamente escolhidas e de acordo com a necessidade do rebanhoâ€, conclui o especialista da Merial.
Sobre Eprinex®
Eprinex® Pour-On, da Merial Saúde Animal, formulado a partir da molécula endectocida “eprinomectina†é comprovadamente eficaz, mostrando eficácia ímpar, amplo espectro e alta persistíªncia no controle das principais verminoses dos bovinos. O produto não determina descarte do leite, ou seja, não é necessário período de caríªncia do leite ou de retirada para o abate dos animais tratados (caríªncia de ZERO dias). Eprinex® Pour-On tem presença mundial, já sendo destaque nos Estados Unidos – mercado muito exigente em relação í presença de resíduos penalizáveis e contaminantes nos alimentos de origem animal.
Fonte: Assessoria