Consumo de #leite, derivados e lactose

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Atualmente, a lactose é um nutriente altamente discutido e comentado no mundo da nutrição e entre os adeptos a um estilo de vida saudável. E você, sabe o motivo de tanta discussão sobre o tema?

O que é lactose?

A lactose nada mais é do que um tipo de carboidrato que encontramos, principalmente, nos leites e derivados. Para digerirmos adequadamente a lactose, precisamos de uma enzima, a lactase. Problemas com a digestão da lactose podem gerar diversos sintomas, entre eles: distensão abdominal, gases, cólicas e diarreias.

O que é intolerância à lactose?

Quando pensamos em reações adversas ao consumo de leite e derivados, podemos falar sobre dois assuntos: intolerância à lactose e alergia à proteína do leite de vaca (APLV). É muito comum a confusão entre termos, mas a causa e a resposta de cada uma são totalmente diferentes.

Na intolerância à lactose, o indivíduo apresenta, por algum motivo, pouca ou nenhuma quantidade de lactase para realizar a digestão da lactose. Dessa forma, este carboidrato se acumula no intestino, causando os sintomas já mencionados.

No caso da APLV, o problema é com a proteína do leite de vaca, podendo causar reações alérgicas, às vezes até muito graves.

Se tenho intolerância à lactose, preciso excluir totalmente os leites e derivados da minha alimentação?

Não necessariamente. Existem vários graus e motivos que causam a intolerância à lactose, portanto, deve-se diagnosticar a causa e realizar o teste de absorção da lactose em laboratórios clínicos, de modo a analisar o grau de intolerância da pessoa. Assim, é determinado se o indivíduo deve retirar totalmente a lactose da alimentação, optando por produtos sem lactose, ou então deve apenas reduzir o seu consumo. Hoje em dia existem várias opções de produtos derivados do leite sem lactose no mercado para os que sofrem de intolerância.

No caso da APLV, é necessário excluir totalmente o leite de vaca e derivados, assim como preparações que os contenham, já que não é possível a ingestão da proteína presente nestes alimentos.

Quando existir a necessidade de grande restrição ao consumo de leite e derivados, é importante atentar ao consumo de cálcio, pois estes alimentos são a melhor fonte deste mineral. É interessante optar por leites vegetais enriquecidos com cálcio, além de garantir a ingestão de outros alimentos que sejam fonte deste nutriente, tais como vegetais verde escuros e sardinha.

Devo parar de consumir lactose para emagrecer?

A resposta para esta pergunta é simples e direta: não!

Caso não exista nenhum tipo de intolerância à lactose ou APLV, a restrição do consumo de lactose e de derivados do leite não deve ser incentivada. O Conselho Regional de Nutrição (CRN-3) já publicou um parecer relacionado a este assunto, deixando claro que os leites e derivados são ótimas fontes de nutrientes e sua restrição indiscriminada não deve ser realizada e infringe o Código de Ética do Nutricionista.

Sendo assim, podemos resumir que, em casos de normalidade e saúde, não devemos excluir nenhum tipo de alimento ou nutriente de nossa alimentação. Devemos sempre buscar o equilíbrio na ingestão dos grupos alimentares!

http://entretenimento.r7.com/programa-da-tarde/alem-do-peso-2/especialistas/bianca-naves/consumo-de-leite-derivados-e-lactose-15052014

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas