Conheça Programa de Produção do #Leite de Qualidade

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Pelo menos mais 15 produtores de leite que vivem na região de Campinapolis (MT), começaram na segunda-feira (10) o treinamento do Programa de Produção de Leite de Qualidade (Leite Legal).

 

A expectativa para 2014 é realizar pelo menos mais três turmas. O principal objetivo é produzir leite segundo a Instrução Normativa número 62 (IN 62), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que estabelece os parâmetros de qualidade do leite conforme a contagem de células somáticas (CCS) e variações na contagem bacteriana total (CBT).

 

Ano passado o Sindicato Rural de Campinapolis (MT) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Associação de Produtores de Leite (Aproleite) e a Campileite, primeira cooperativa a aderir ao programa, realizaram um treinamento que capacitou 15 pequenos produtores. «Este programa nos ajuda a melhorar a qualidade do produto», destaca Joaquim José de Almeida, presidente do sindicato rural de Campinapolis.

 

Com aproximadamente 800 cooperados, a Campileite processa em média 45 mil litros de leite por dia. Otimista, o responsável técnico do laticínio, Gerantino Joaquim Neto alerta que há projetos de expansão para 2014. «Trabalhamos atualmente com 500 produtores de leite e, mesmo com a qualificação de apenas 15 produtores feita no ano passado já percebemos melhoria na qualidade. Com mais quatro turmas que pretendemos realizar este ano, esse número aumenta para 75. Temos certeza que já vamos ter uma melhora considerável».

 

De acordo com Neto, o programa chama a atenção dos produtores de leite para detalhes importantes na ordenha que muitas vezes passam despercebidos na correria do cotidiano. «Nos ajuda a mostrar que a higiene e vários outros detalhes são muito importantes para que o produto final tenha qualidade».

 

Tanto o presidente do Sindicato quanto Neto estão animados para expandir o Programa de Produção de Leite de Qualidade (Leite Legal). A ideia é levar os treinamentos para alguns assentamentos e rotas que agregam os pequenos produtores.

 

De acordo com Carlos Augusto Zanata, diretor executivo da Aproleite, a meta do programa é atingir 1.500 propriedades em dois anos. «Em 2013 realizamos 10 turmas e temos um grande desafio para 2014».

 

Além dos Sindicatos Rurais, Senar Central e Senar-MT, o Programa também conta com a parceria da Associação de Produtores de Leite (Aproleite), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e dezenas de outros parceiros. «Para executar o programa precisamos dos laticínios para nos fornecer os resultados das análises», lembra Wlademiro Neto, analista e responsável pelo programa no Senar-MT.

 

O portfólio da entidade de ensino rural oferta 154 treinamentos que atendem as 14 principais cadeias produtivas do Estado. Todos gratuitos.

 

http://noticiasdapecuaria.com.br/noticia/conheca-programa-de-producao-do-leite-de-qualidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas