Conforme projeções, preço do leite deve continuar baixo

O Rabobank divulgou relatório sobre os principais produtos agrícolas com perspectivas de mercado para o terceiro trimestre deste ano. As projeções para o leite indicam que o mercado não deve apresentar recuperação no curto prazo.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os laticínios adquiriram 6,1 bilhões de litros no primeiro trimestre de 2015, queda de 1% em comparação com o mesmo período do ano passado. A menor captação reflete a demanda mais fraca por leite e derivados em 2015.

Com o desemprego aumentando e a renda real em queda desde fevereiro, diversas categorias vem apresentando queda nos volumes de venda.

A demanda enfraquecida tem limitado a recuperação nos preços para toda a cadeia, fenômeno que ocorre normalmente no segundo trimestre do ano em função da sazonalidade da produção.

O preço pago ao produtor em junho ficou 10,8% abaixo do mesmo período do ano passado, cotado a R$1,04/litro (média nacional Cepea valores brutos).

As maiores importações em 2015 explicam parcialmente a queda na produção no primeiro trimestre em um cenário de enfraquecimento da demanda.

Em termos de reajuste de preços, o leite e os derivados apresentaram variação de 3,23% até o final de maio, valor inferior aos 5,23% para índice geral do IPCA no mesmo período.

http://www.clicfolha.com.br/noticia/47843/conforme-projecoes-preco-do-leite-deve-continuar-baixo

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas