# Concurso premia maior produtora de leite durante a Expoac, em Cacoal, RO

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Vaca Angélica venceu disputa ao produzir quase 40 quilos de leite por dia.
Evento reuniu pecuaristas de vários municí­pios do estado.

Fábio Groner recebe príªmio da vaca Angélica, que ganhou torneio leiteiro (Foto: Fernanda Bonilha)Fábio Groner recebe príªmio da vaca Angélica, que ganhou torneio leiteiro (Foto: Fernanda Bonilha)

A Exposição Agropecuária de Cacoal (RO) premiou no sábado (10) a maior produtora de leite do estado, durante a 13ª edição do torneio leiteiro, que reúne produtores de várias regiões de Rondí´nia. Segundo o presidente da Associação Rural de Cacoal (Arca), Jair Alves Batista, o estado possui a 5ª maior bacia leiteira do Brasil.

O concurso leiteiro aconteceu entre os dias 7 e 10 de agosto e sorteou as cinco melhores vacas leiteiras. Na competição, duas ordenhas foram realizadas por dia e a grande campeã foi a vaca Angélica, que produziu, em média, 38 quilos de leite por dia. Ela é de propriedade de Fábio Groner, de Alta Floresta (RO).

Para Groner, o príªmio é a realização de um sonho de menino. “Trabalho com gado desde menino e sempre pensei em participar destes concursos. í‰ a primeira vez que participo em Cacoal e já fui contemplado. Não to nem acreditando”, afirma emocionado.

André Francisco, que trabalha no ramo há 25 anos em Cacoal, teve uma de suas vacas contempladas com a segunda colocação no torneio leiteiro.  â€œí‰ mais que uma vitória, é o resultado de anos de trabalho duro, empenho e sacrifí­cio. O coração vai a mil. A importí¢ncia de participar de um torneio como este é divulgar o potencial genético que existe dentro da propriedade, que muitas vezes não é totalmente explorado, afinal o torneio é uma extensão da nossa propriedade, é a vitrine do que temos em casa”, afirma.

Segundo Vinicius Dominici, um dos organizadores do evento, o concurso foi aberto para criadores de todo o estado. “Tivemos criadores de Cacoal, Alta Floresta, Pimenta Bueno, Castanheiras e Ouro Preto. A oportunidade de produtores de vários municí­pios participarem aumenta o ní­vel da disputa, incentivando ainda mais os pecuaristas da região”, afirma o organizador.

Para o presidente da Arca o evento também promove intercí¢mbio entre os pequenos produtores e valoriza os produtores de leite que se enquadram na agricultura familiar.
http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2013/08/concurso-premia-maior-produtora-de-leite-durante-expoac-em-cacoal-ro.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas