#Concurso em Minas Gerais elege os melhores queijos do Brasil

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Os melhores queijos de sete tipos diferentes, a melhor manteiga, o melhor doce de leite e o melhor requeijão foram premiados no ‘Concurso Nacional de Produtos Lácteos’ realizado em Juiz de Fora, na Zona da Mata.  A disputa envolveu 54 indústrias de oito estados (MG, SP, SC, BA, PR, GO, RS e RJ).

Os vencedores de cada uma das onze categorias são os seguintes: o doce de leite do laticí­nio Funarbe de Viçosa, MG; a manteiga fabricada pela Cooperativa Mista dos Produtores de Leite de Morrinhos (Complem) de Goiás; o provolone, o queijo prato e o queijo gouda do laticí­nio Queijos Lucca, de Luminárias, Minas Gerais; o queijo reino do laticí­nio Tirolez de Carmo da Paraí­ba em Minas, e o requeijão do Tirolez de Monte Aprazí­vel em São Paulo; o queijo parmesão do Frimesa de Marechal Cí¢ndido Rondon no Paraná; o gorgonzola do laticí­nios Dannita LTDA de Lavras, Minas Gerais; o queijo padrão da Coopervap de Paracatu, Minas Gerais; e na categoria destaque especial que premia um produto inovador e de alta qualidade, o vencedor foi o queijo “A Lenda”, do laticí­nio Cruziliense, de Cruzí­lia, Minas Gerais. Os segundos e terceiros lugares de cada categoria também foram premiados. Clique aqui para saber o resultado completo do concurso.

O concurso é promovido há 40 anos pelo Instituto de Laticí­nios Cí¢ndido Tostes, ligado í  Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). “Para os laticinistas é uma vitrine com credibilidade nacional. A avaliação é criteriosa, feita por 25 juí­zes especializados, vindos de universidades, serviços de inspeção e instituições de pesquisa, que podem apontar com segurança qual o melhor produto. Temos credibilidade e isso é um aval para a indústria se fortalecer no mercado”, afirma o coordenador do concurso Paulo Henrique Costa Paiva.

Quem ganha faz questão de exibir a vitória na embalagem do produto. í‰ o caso do Laticí­nios Funarbe, de Viçosa, que já venceu por sete vezes a categoria doce de leite inclusive este ano. “Nosso produto tem valor agregado. Vencer significa que oferecemos qualidade ao consumidor e isso faz toda a diferença”, afirma o gerente administrativo Aristides Fialho Dias.  Segundo ele, a equipe trabalha mais motivada quando o doce de leite vence.

O fundamental é o reconhecimento da qualidade, mas vencer o concurso também tem reflexo direto nas vendas. “Temos compromisso com a qualidade dos produtos e a participação no concurso é balizadora dessa estratégia. Divulgamos os produtos vencedores nos pontos de venda e, além de garantir segurança ao cliente, temos ampliado as vendas em 20% ao ano”, diz Darci Otto, gerente administrativo da Frimesa Cooperativa Central, de Marechal Cí¢ndido Rondon, no Paraná. O laticí­nio distribui seus produtos para as regiões Sul, Norte e Sudeste do paí­s, com presença forte nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas.

Participante há 15 anos da disputa, o laticí­nios Cruziliense, da cidade de Cruzí­lia, no Sul de Minas,  já venceu pelo menos 30 vezes nas categorias queijo gouda, gorgonzola, prato, Minas padrão, provolone e destaque especial. “A premiação faz aumentar a carteira de clientes e permite o lançamento de novos produtos no mercado, com grande aceitação pelo consumidor mais exigente”, aponta o gerente de produção do Laticí­nio Leandro Furtado. “A partir do concurso, lançamos dois novos produtos no mercado há poucos meses que já vendem 4 toneladas por míªs”, comemora.

No ano que vem o Concurso Nacional de Produtos Lácteos será entre os dias 28 a 31 de julho durante o Minas Láctea, evento que reúne máquinas, produtos, insumos, embalagens e palestras, tudo relacionado ao setor lácteo.

http://www.defatoonline.com.br/noticias/ultimas/27-07-2013/concurso-em-minas-gerais-elege-os-melhores-queijos-do-brasil

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas