Conab poderá ser autorizada a comprar #leite de pequenos produtores da área da Sudene

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

 

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) poderá ser autorizada a comprar leite de pequenos produtores da área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). É o que estabelece o Projeto de Lei do Senado (PLS) 256/2014, apresentado na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). Depois da CRA, a matéria ainda será examinada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde vai tramitar em decisão terminativa.

O projeto, do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), permite à Sudene comprar até 100 litros de leite por dia por produtor, por meio de leilões públicos. O leite adquirido será repassado às escolas públicas da mesma região – de preferência em municípios em situação de emergência ou em estado de calamidade pública – para ser usado na merenda. O projeto prevê a criação de um regulamento posterior, para tratar da quantidade mensal de leite a ser adquirida, da metodologia dos leilões e dos critérios de distribuição do produto.

Na justificativa do projeto, o autor destaca que o Nordeste vem enfrentando um agravamento da seca desde 2011. Diante desse cenário, argumenta o senador, é importante o poder público dar estímulos para a recuperação de rebanhos e para a retomada de atividades agrícolas. Para Cássio, o projeto é uma forma de corrigir dois problemas: apoiar o setor produtivo leiteiro, que teve fortes perdas por conta da seca, e incentivar a melhoria da merenda das escolas públicas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas