Conab e Cepea comparam custos de produção

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), ligado à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), divulgaram esta semana, em suas páginas eletrônicas, as metodologias que utilizam nos seus levantamentos de custo de produção agrícola.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

O objetivo das análises é oferecer condições para estudos de políticas públicas e programas de governo, além de subsidiar discussões técnicas de melhoria do processo produtivo (máquinas e implementos agrícolas, agrotóxicos e fertilizantes, mudas e sementes etc.) e de comercialização.

Trata-se de um estudo comparativo entre as formas de cálculos de custo. Cada instituição tem seus próprios objetivos e métodos, mas há convergência no total, segundo o gerente de Custos de Produto da Conab, Asdrúbal Jacobina. «Ao comparar cada item do custo, os valores podem se divergir – dado a estrutura metodológica -, mas no custo total pode haver convergência», explica.

Um dos diferenciais nas comparações está na atualização do pacote tecnológico. Enquanto o Cepea faz alterações durante todo o ano safra, identificando como foi a safra efetivamente, a Conab realiza os painéis a cada três anos. «No entanto, atualizamos mensalmente os preços pagos pelos produtores para os insumos», observa Jacobina.

O estudo pode ser acessado no link http://cepea.esalq.usp.br/pdf/Metodologias_Conab_Cepea_Abr15.pdf. Interessados que queiram se manifestar podem enviar mensagens para o e-mail gecup@conab.gov.br.
Fonte: Conab

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas