Compromisso com produtores de leite é reforçado pelo Governo do Estado

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Governo do Estado reafirmou, nesta sexta-feira (26), em reunião no Palácio República dos Palmares com mais de 70 produtores, o compromisso com a cadeia produtiva do leite, que enfrenta dificuldades por conta da seca prolongada. O apoio também foi confirmado pelos deputados Givaldo Carimbão e Ronaldo Medeiros, pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaí­ba (Codevasf) e pelo Sebrae Alagoas. 
Na ocasião, o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, que representou o governador Teotonio Vilela, destacou as ações do Programa Alagoas Mais Leite e citou também as oportunidades para o setor a partir do uso do Canal do Sertão. De acordo com o secretário, as associações de pequenos produtores do Sertão, Bacia Leiteira, Agreste e Baixo São Francisco, que produziam leite de forma desorganizada, receberam acompanhamento e consultoria em associativismo e cooperativismo. “Hoje, elas praticam a atividade de forma mais organizada, conseguem fazer a gestão da unidade produtiva e usam da melhor forma os equipamentos repassados por meio do Programa Alagoas Mais Leite”, frisou. 

Entre esses equipamentos, segundo ele, estão tanques de resfriamento de leite, kits de ordenha manual higiíªnica, kits de inseminação artificial e cerca de 28 mil doses de síªmen de touros de lato valor genético. Sobre o Canal do Sertão, o secretário enfatizou que o Governo vai instalar 50 unidades para produção de forrageiras irrigadas, ao longo da obra, e mais uma área de 50 hectares contí­nuos para produção de alimentação animal que vai servir aos produtores da Bacia Leiteira. 

“Sorgo, capim, cana e palma são os principais itens. Para isso, vamos contar com a parceria das cooperativas e associações. Temos uma unidade demonstrativa que já comprovou a viabilidade dessas culturas com irrigação”, destacou Marinho. “Pelo Programa de Sementes, vamos reforçar o apoio para produção de sorgo”, emendou o secretário. 

Uma das reivindicações da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) e da Cooperativa dos Pequenos Produtores de Leite da Bacia Leiteira de Alagoas (Coopaz) é o aumento no valor do litro pago pelo Programa do Leite, que atualmente inclui mais de 3 mil pequenos criadores, beneficiando 80 mil famí­lias em situação de vulnerabilidade social. Segundo as entidades, o aumento garantido pelos governos federal e estadual há pouco tempo já não é suficiente para cobrir os custos de produção, em virtude da seca e escassez de alimento e água para o gado. O compromisso assumido pelas entidades estaduais e federais e pelos parlamentares é buscar alternativas e lutar pelo aumento do repasse aos agricultores. 

O presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, destacou o papel social do Programa do Leite, que atua em duas frentes: apoio aos produtores e garantia de alimento í s famí­lias nos 102 municí­pios. “Os governos estadual e federal estão dispostos a nos auxiliar, pois percebem o quanto o produtor está empenhado em querer manter-se na cultura leiteira. Se houver iniciativa das polí­ticas públicas, ele vai querer o leite como sua principal fonte de renda”, reforça Aldemar. 

O presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, aproveitou a ocasião e destacou o surgimento de uma nova bacia leiteira em Alagoas, na região do Baixo São Francisco. Ele citou a criação e o fortalecimento da Coomarituba, com aquisição de 400 matrizes leiteiras, caminhões, máquinas e assistíªncia, numa ação da Codevasf e Seagri.

 

Fonte:  Coopearativismo

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas