Compra de resfriador incentiva produtor a dobrar a produção de #leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

O produtor Jocemir Roberto Boone, da Linha Brasil, no interior de Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, deu um passo importante para dobrar a produção de leite em sua propriedade. Ele adquiriu, com financiamento do Banco do Brasil (BB), um resfriador de expansão. Com a linha de crédito do Pronaf, ele pagará 2% ao ano pelo recurso de R$ 9,9 mil que tomou junto ao banco para adquirir o resfriador de 1.500 litros e ainda contará com a subvenção do Governo do Estado.

 

«O produtor sente-se estimulado a produzir mais para ocupar todo o resfriador», argumenta o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, ao explicar o que chama de «efeito psicológico» que ocorre toda vez que há um investimento daquela natureza.

 

Nesta semana, Fábio Guaragni, da Cooperativa Piá, entregou ao coordenador da Câmara Setorial do Leite, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, João Milton Cunha, o primeiro contrato de subvenção do programa que incentiva o uso daquele tipo de resfriadores e de ordenhadeiras mecânicas. Um dos objetivos do programa Mais Leite, além de melhorar a qualidade do produto e proporcionar maior renda ao produtor, é justamente estimular o aumento da produção.

 

Os benefícios ao setor são confirmados pelo técnico da Piá. «A dificuldade em aumentar a produção por parte do produtor era nítida, por conta da pequena capacidade de resfriamento, mas como o produtor está em expansão e pretende manter os filhos na atividade, esse investimento só vem a colaborar com a situação da família que está em fase de crescimento», destacou Guaragni, ao informar que Boone produz, atualmente, 700 litros /dia.

 

Cunha disse que depois de encaminhado este procedimento, será realizado o processo administrativo e a assinatura de um contrato de comprometimento de reembolso pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura.

 

FONTE

 

Governo do Rio Grande do Sul

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas