Comissão debate déficit da balança comercial de lácteos

A Comissão de Agricultura e Pecuária promove audiência pública nesta quinta-feira (27) sobre o déficit da balança comercial de lácteos registrado no primeiro semestre e medidas de incentivo às exportações de lácteos.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
A Comissão de Agricultura e Pecuária promove audiência pública nesta quinta-feira (27) sobre o déficit da balança comercial de lácteos registrado no primeiro semestre e medidas de incentivo às exportações de lácteos.

O Brasil é o sexto maior produtor de leite do mundo e responde por 66% do volume total de leite produzido nos países do Mercosul. A atividade ocupa diretamente 3,6 milhões de pessoas.

De janeiro a maio, o setor registrou um déficit em equivalente-leite de 283 milhões de litros, sendo que o déficit total do ano de 2014 foi pouco mais de 150 milhões de litros – número 78% maior do que todo o ano passado. No mesmo período de 2015, apesar da alta do dólar, as importações cresceram 37% em volume em comparação com os cinco primeiros meses de 2014.

Foram convidados a debater o tema:

a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu;
o presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rodrigo Sant’anna Alvim;
o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas; o presidente do Sindicato da Indústria de Lacticínios e Produtos Derivados do Estado do Rio Grande do Sul (Sindilat), Alexandre Guerra;
o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), Maurício Borges;
o presidente do Instituto Gaúcho do Leite (IGL), Gilberto Antônio Piccinini;
o diretor-executivo da Associação Brasileira de Pequenas e Médias Cooperativas e Empresas de Laticínios – G100, Wilson Massote Primo;
o diretor-executivo da Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos), Marcelo Costa Martins;
o presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Paulo Guilherme Francisco Cabral; e
o presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Argileu Martins da Silva.

A audiência será às 10 horas, no plenário 6.

http://www.cenariomt.com.br/noticia/467433/comissao-debate-deficit-da-balanca-comercial-de-lacteos.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas