#COMEí‡O O 29º CONGRESSO NACIONAL DE LATICíNIOS EM JUIZ DE FORA-MG

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Começa na próxima segunda-feira (16) o 29º Congresso Nacional de Laticí­nios, maior evento do Brasil em difusão de tecnologias sobre leite e derivados, além de referíªncia na América Latina como fórum para apresentação de pesquisas e desenvolvimento de lácteos. O evento, organizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG)/Instituto de Laticí­nios Cí¢ndido Tostes, será realizado de 16 a 19 de julho, no Expominas de Juiz de Fora e nas dependíªncias do Instituto de Laticí­nios Cí¢ndido Tostes.

Durante todo o evento os principais especialistas do Brasil e do exterior discutirão o tema “Qualidade e competitividade: desafios para o fortalecimento da cadeia produtiva de lácteos e inserção internacional”, com participação do público em 12 palestras, sete minicursos, além da apresentação de trabalhos como comunicados técnicos e pí´steres. Uma das novidades este ano será a apresentação de oito dissertações aprovadas no Mestrado em Ciíªncia e Tecnologia do Leite e Derivados – pioneiro no Brasil no formato profissionalizante, recomendado pela CAPES e proposto em associação entre EPAMIG, Universidade Federal de Juiz de Fora e Embrapa Gado de Leite.

A programação completa está disponí­vel no site oficial do evento – www.cnlepamig.com.br (link 29º Congresso Nacional de Laticí­nios). Toda a parte cientí­fica será realizada nas dependíªncias do Instituto de Laticí­nios Cí¢ndido Tostes. A expectativa é que 400 pessoas participem das atividades cientí­ficas.

Além da parte cientí­fica do Congresso, os participantes poderão acompanhar a 40ª Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista – EXPOMAQ; a 39ª Exposição de Produtos Lácteos – EXPOLAC; e o 39º Concurso Nacional de Produtos Lácteos, em que a premiação encerra as atividades do evento. Nesta edição, 125 empresas nacionais e estrangeiras vão apresentar novidades tecnológicas nos 298 estandes montados no Expominas Juiz de Fora. A expectativa é receber em torno de 14 mil visitantes, entre empresários do setor laticinista, técnicos, professores e estudantes. Em 2011 foram realizados cerca de R$ 140 milhões em negócios. Os organizadores esperam que o sucesso será repetido na edição deste ano.

Projeto Fino Paladar

Nesta edição, a EXPOMAQ traz como novidade o projeto Fino Paladar. Trata-se de uma degustação tecnológica, em que o público poderá conferir a tecnologia empregada pela indústria durante o processo produtivo, até o produto final. Em estandes especí­ficos, serão apresentados produtos lácteos já conhecidos do consumidor, destacando os equipamentos utilizados na produção, as embalagens e os ingredientes (programação anexada). Segundo a comissão organizadora da 40ª EXPOMAQ, é uma oportunidade para que o público saiba que um determinado produto, que já conta com aceitação no mercado, emprega tecnologia especí­fica fundamental para se atingir qualidade.

O Concurso Nacional de Produtos Lácteos deverá contar com a participação de cerca de 60 indústrias do Brasil, que vão concorrer em onze categorias: Queijo Prato, Queijo Gouda, Queijo Provolone, Queijo Parmesão, Queijo Reino, Queijo Minas padrão, Requeijão Cremoso, Doce de Leite Pastoso, Queijo tipo Gorgonzola, Manteiga de primeira qualidade e Destaque Especial (qualquer produto lácteo – queijos, doce de leite, iogurte, bebida Láctea, manteiga, etc – que tenha pelo menos uma caracterí­stica inovadora ou funcionalidade). Os tríªs primeiros lugares de cada categoria serão premiados no encerramento do Congresso, dia 19 de julho, no Expominas.

Para o resultado final o corpo de juí­zes, formado por 30 especialistas vindos de universidades, serviços de inspeção federal, estadual e municipal, além de técnicos das indústrias, vai avaliar cada produto no Laboratório de Análise Sensorial, que fica no Instituto de Laticí­nios Cí¢ndido Tostes, nos dias 17 e 18 de julho, de 8h í s 12h.

Mais informações: www.cnlepamig.com.br

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas