CNA/Cepea: preço do #leite ao pecuarista sobe mais que o custo

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
A valorização do preço do leite pago ao produtor no primeiro semestre deste ano superou o aumento do custo de produção. No período, o preço médio do leite pago ao produtor (sem fretes e impostos) teve alta de 5,5%, em comparação com Custo Operacional Total (COT) de 2,66%, melhorando a margem do pecuarista, mostra levantamento do boletim Ativos da Pecuária de Leite, desenvolvido pela Superintendência Técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq), da Universidade de São Paulo (USP).

A alta dos custos foi influenciada principalmente pelo encarecimento dos grupos Mão de Obra, Suplementação Mineral e Concentrados. Os preços de adubo e corretivos tiveram redução ao longo do semestre, limitando a elevação do acumulado ao longo do período, informa o boletim.

Os pesquisadores ressaltam que a seca prolongada observada no primeiro semestre em alguns Estados da Região Centro-Sul prejudicou a qualidade e disponibilidade de forragens para a alimentação dos animais. Além disso, a seca também atrapalhou a oferta de milho, ‘o que pode se refletir negativamente na produção e no aumento dos custos no segundo semestre’.

G1

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas