CNA levanta custos de produção de pecuária de leite em 5 estados

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realiza, esta semana, levantamentos de custos de produção para a pecuária de leite, heveicultura (borracha), fruticultura (melão), aves e suínos, nos estados do Paraná, São Paulo, Rio Grande do Norte e Ceará.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A iniciativa faz parte do Projeto Campo Futuro, que visa coletar informações sobre as principais culturas do setor agropecuário. O objetivo é disponibilizar ao produtor um banco completo de dados atualizados sobre os custos de produção e a rentabilidade das principais culturas, para orientá-los na gestão de suas atividades.


Os painéis desta semana serão feitos com a participação de produtores rurais das regiões analisadas, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), federações de agricultura e pecuária, sindicatos rurais, além de técnicos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O primeiro levantamento foi realizado nesta segunda-feira (18/5), para a heveicultura, no município de Monte Aprazível (SP), com a participação de técnicos da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Os levantamentos dos custos de produção da pecuária de leite também tiveram início hoje, em Castro (PR), e seguem até a próxima quinta-feira (21/5), nas cidades de Guarapuava, Francisco Beltrão e Cascavel. Amanhã e quarta-feira, serão feitos painéis para a produção de melão, nos municípios de Aracati (CE) e Mossoró (RN). Nos dias 21 e 22 próximos, Rio Verde (GO) recebe os técnicos para a coleta de dados para aves e suínos.

Após a realização dos painéis e consolidação dos dados, a CNA elabora um boletim com as análises dos resultados dos levantamentos e traça um cenário sobre as atividades pesquisadas, com indicadores de desempenho e levantamentos de custo de produção e rentabilidade de importantes regiões produtoras do país.


Fonte: CNA

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas