Cientistas produzem #iogurtes anti alérgicos com leite de frutos secos

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

Pessoas com intolerância à lactose, ao glúten ou ao leite de vaca poderão em breve ter uma alternativa – o leite de vegetais – desenvolvido por cientistas da Universidade Politécnica de Valência. Os investigadores obtiveram vários produtos com bactéria probiótica de cereais e frutos secos.

Leite de amêndoas, aveia ou avelã é a proposta de uma equipa de investigadores do Institute of Food Engineering for Development, da Universidade Politécnica de Valência, em Espanha, que desenvolveu iogurtes com base em ‘leites vegetais’ que demonstram ser uma opção saudável para pessoas com intolerâncias alimentares, grávidas ou crianças.

 

Os investigadores levaram a cabo vários estudos in vitro onde demonstraram que alguns produtos desenvolvidos com base nestes leites, como é o caso de iogurtes, possuem propriedades anti-inflamatórias nas células do intestino que permitem aliviar reações alérgicas causadas pelos alimentos e, para além disso, ao contrário do leite de vaca, aumentam a biodisponibilidade do ferro.

 

Para além das propriedades saudáveis, «os resultados que obtivemos também mostraram que os ‘leites’ estudados são uma boa rede para o crescimento e viabilidade da bactéria probiótica durante o tempo de vida do produto, especialmente após a sua ingestão», explica Chelo Gonzàlez, investigadora na Universidade Politécnica de Valencia, citado em comunicado Associação RUVID.

 

No entanto, os novos leites podem ainda aumentar a disponibilidade dos produtos derivados quando no mercado, já que «os resultados do projeto contribuem para aumentar o conhecimento sobre as propriedades nutricionais e de saúde dos leites vegetais, com vista a futuras aplicações industriais para desenvolver inovadores produtos de qualidade adequados para o público em geral e para grupos específicos».

 

Estes leites à base de frutos secos estão indicados para grupos de risco e para a população em geral dado possuírem um perfil de ácidos gordos saudáveis e hidratos de carbono com baixo índice de glicémia adequados aos diabéticos. Apresentam-se também como uma importante fonte de vitaminas B e E, compostos antioxidantes e fibras e são ricos em potássio e possuem um baixo valor de sódio.

 

São leites indicados para grávidas por serem ricos em ácido fólico e por terem uma boa proporção entre o cálcio e o fósforo. «Esta última propriedade, juntamente com a ausência de lactose, proteína de leite e glúten, é o que faz com que estas bebidas sejam bons substitutos do leite de vaca», conclui a investigadora.

 

Até agora, os cientistas conseguiram produzir leite a partir de amêndoas, aveia e avelã, mas vão agora estudar novas alternativas e usar a castanha e as nozes como nova matéria-prima.

 

http://www.tvciencia.pt/tvcnot/pagnot/tvcnot03.asp?codpub=34&codnot=3

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas