#China multa produtores estrangeiros de leite infantil por cartel de preços

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

PEQUIM, 7 agosto 2013 (AFP) – A China anunciou nesta quarta-feira fortes multas a seis fabricantes de leite infantil, a maioria estrangeiros, por um cartel de preços, no momento em que o setor é afetado por escí¢ndalos.

As americanas Mead Johnson e Abbott, a chinesa Biostime, a neozelandesa Fonterra, a holandesa Friesland e a Dumex, filial da francesa Danone, foram multadas em 670 milhões de iuanes (108 milhões de dólares), anunciou a Comissão Estatal para o Desenvolvimento e a Reforma (NDRC).

Segundo a agíªncia estatal Xinhua, as multas representam um «recorde» na China por um caso de violação das regras de concorríªncia, em um setor muito sensí­vel para os consumidores chineses.

As empresas condenadas «adotaram preços mí­nimos para os distribuidores» e «aplicavam represálias» contra os que não entravam no jogo, afirma um comunicado da NDRC.

«Prejudicaram o funcionamento ordenado da livre concorríªncia de mercado e afetaram os interesses dos consumidores», conclui a instituição.

Esta não é a primeira vez que o setor é afetado por escí¢ndalos. Em 2008, a contaminação do leite com melamina matou seis crianças e afetou 300.000.

O grupo neozelandíªs Fonterra admitiu no fim de semana que alguns produtos lácteos estavam contaminados com uma bactéria potencialmente mortal, gerando preocupação na China e na ísia.

A empresa anunciou nesta quarta-feira que todos os lotes suspeitos já foram retirados dos mercados.

Milhões de famí­lias chinesas perderam a confiança no leite infantil produzido no paí­s e privilegiam as marcas estrangeiras, mas os novos escí¢ndalos representam um novo golpe para a imagem destas empresas no maior mercado de leite materno do mundo.

Nos últimos anos, o sucesso das vendas de laticí­nios importados foi acompanhado por uma forte alta dos preços.

As autoridades chinesas multaram a Mead Johnson em 204 milhões de iuanes (US$ 33 milhões) e a Dumex em 172 milhões de iuanes.

A chinesa Biostime, com sede em Cantão, terá que pagar 163 milhões de iuanes, o que representa 6% de seu faturamento anual.

A Abbott foi multada em 77 milhões de iuanes, a FriesdlandCampina em 48 milhões e a Fonterra em 4,5 milhões.

Após a divulgação do iní­cio da investigação, Abbott e Royal Friesland Campina – produtora holandesa da marca Friso – anunciaram imediatamente importantes reduções dos preços. A Danone disse que faria o mesmo com a Dumex.

A Wyeth Nutrition, filial da gigante Nestlé, um braço da japonesa Meiji e a chinesa Beingmate também reduziram os preços.

A NDRC não multou a Wyeth, a Meiji e a Beingmate pela cooperação na investigação.

As autoridades chinesas também abriram uma investigação contra 60 empresas farmacíªuticas locais e internacionais, também suspeitas de estabelecer um pacto para os preços.
http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/125677_CHINA+MULTA+PRODUTORES+ESTRANGEIROS+DE+LEITE+INFANTIL+POR+CARTEL+DE+PRECOS

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas