#Captação de leite no Brasil em 2012 deve superar volume do ano passado

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Até o fim do primeiro trimestre foram adquiridos 5,7 bilhões de litros
A captação de leite em 2012 deve superar em volume o registrado no ano passado, segundo a Scot Consultoria. No relatório mensal Carta Leite, os analistas Jéssyca Guerra e Rafael Ribeiro destacam que, conforme dados da Pesquisa Trimestral do Leite do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica (IBGE), a captação brasileira formal foi de 21,8 bilhões de litros de leite em 2011, aumento de 3,93% ante o volume em 2010. A expectativa se baseia nos resultados do IBGE e no índice Scot de Captação de Leite.

Conforme dados do IBGE, até o fim do primeiro trimestre, foram adquiridos 5,7 bilhões de litros de leite pelos laticí­nios e cooperativas, 2,9% menos do que o mesmo perí­odo de 2011. A queda também foi identificada em abril e maio pelo índice Scot, considerando a média nacional. Para junho, porém, os dados indicam alta.

«No curto prazo, a expectativa é de aumento na produção e captação de leite no paí­s, e que aumente em 2012 ante 2011», disseram os especialistas.

Jéssyca e Ribeiro citam ainda alguns pontos importantes que podem influenciar na captação de leite no ano: clima; pressão de baixa no mercado, que pode desestimular os investimentos; e aumento dos custos de produção, com destaque para a alta no preço dos farelos.
Fonte: Agíªncia Estado

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas