#Cana-de-açúcar na alimentação de vacas leiteiras

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Esta edição do Dia de Campo na TV vai ao ar no dia 5 de outubro pelo Canal Rural (Net/Sky) a partir das 9h. E no dia 7 de outubro, í s 7h, pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica), com reprises aos domingos, í s 17h, terça-feira, í s 11h30, quinta-feira, í s 15h, e sábado, í s 7h.

A cana-de-açúcar é utilizada para diversas finalidades, sendo que a produção de açúcar e álcool é o que mais predomina na economia nacional, gerando empregos e renda na área rural. A disponibilidade de mudas das variedades com as caracterí­sticas recomendadas pela pesquisa para uso na alimentação de bovinos de leite tem sido um grande entrave nas regiões onde a cultura não é plantada em larga escala. Trabalhos de pesquisa mostram que a digestibilidade expressa em FDN (Fator de digestibilidade neutra) é fundamental para a conversão alimentar em leite ou carne. A forma mais comum da utilização da cana-de-açúcar na alimentação de bovinos tem sido o corte diário e fornecimento aos animais, e a picagem do material in natura e o seu fornecimento com adição de 1% de uréia, é a mais utilizada.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio), em parceria com produtores locais, Secretaria Municipal de Agricultura e produtores rurais do municí­pio do Carmo vem utilizando novas mudas de cana-de-açúcar com finalidade forrageira para substituição das antigas variedades por outras mais precoces, mais ricas em açúcar, com maior produção agrí­cola e melhor digestabilidade para os animais. Escolher a variedade de cana forrageira adequada é fundamental para a produtividade do leite, pois além de suprir a necessidade alimentar dos animais ela também favorece o número de partos, o que aumenta a produção de leite. A pecuária leiteira do Estado do Rio de Janeiro é desenvolvida em várias regiões, sendo que em sua maioria a cana-de-açúcar tem sido alternativa alimentar na época seca do ano, onde as pastagens são extremamente fracas, devido í  falta de chuvas.

A adesão do sí­tio Bom Jardim ao processo de certificação como livre de brucelose e tuberculose, concedida pelo Ministério de Agricultura, teve como bí´nus a instalação de uma unidade de produção na propriedade, e também recebeu assistíªncia veterinária para melhoramento genético e sanitário do rebanho. Com a utilização de mudas selecionadas, os testes realizados no sitio apresentaram resultados positivos.

Fonte: Cenário MT

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas