Campo e Lavoura acompanha rotina de jovem produtor rural apaixonado por gado leiteiro

Jovem produtor rural Escolha do produtor em criar vacas deixou inicialmente a família desconfiada, mas logo ele demonstrou trabalho e ganhou confiança.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Jovem produtor rural Escolha do produtor em criar vacas deixou inicialmente a família desconfiada, mas logo ele demonstrou trabalho e ganhou confiança. Litro de leite produzido por ele é vendido a R$1,30.


Conheça a rotina de um jovem produtor de leite gaúcho

Conheça a rotina de um jovem produtor de leite gaúcho

A rotina do produtor rural Clarindo Nicolodi Júnior começa cedo. E não tem tempo ruim, feriado ou final de semana. Diariamente, às 6h da manhã, ele chega na sala da ordenha para começar a trabalhar.

Clarindo Nicolodi é mais um personagem da série de matérias da RBS TV sobre o dia a dia no campo. Na semana passada, o programa mostrou a rotina do produtor de soja Alceu Bandeira.

«Não tem dia, não tem hora, não tem chuva, não tem nada. Doente ou não, tu tens que vir tirar», explica o produtor Clarindo Nicolodi Júnior.

Quando a reportagem chegou na propriedade ainda era escuro e caía uma garoa fina. Mas Clarindo já fazia a primeira ordenha do dia. Ele conta que decidiu exercer a atividade há oito anos, quando ainda estava na escola.

«Lá despertou em mim um interesse muito grande por vaca de leite. Minha família nunca lidou com vaca de leite, e lá despertou essa paixão. Eu gosto muito», lembra Clarindo.

Acompanhe o dia a dia de um produtor (Foto: Reprodução/RBS TV)Acompanhe o dia a dia de um produtor (Foto: Reprodução/RBS TV)

Acompanhe o dia a dia de um produtor (Foto: Reprodução/RBS TV)

No começo, a escolha do produtor causou desconfiança na família, tanto pela pouca idade dele, quanto pela falta de experiência na atividade. Mas com o passar do tempo ele foi mostrando trabalho e ganhou a confiança dos pais.

Hoje, na propriedade é possível ordenhar seis vacas ao mesmo tempo. E Clarindo leva duas horas para colocar ração, trocar as teteiras e aplicar produtos nos animais. Duas vezes por semana o leite é levado por uma empresa de Encantado, no Vale do Taquari, que paga R$ 1,30 pelo litro.

Além das vacas, a propriedade de Clarindo ainda abriga uma lavoura e outros animais para consumo, como galinhas. Quem divide os cuidados com ele é a agricultora Evanir Adami Nicolodi.

«Todos os dias nesse mesmo horário, até as 10h, nós estamos sempre tratando os animais da casa. Todos os dias, faça sol, faça chuva. Todos os dias é a mesma rotina», conta Evair.

 http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/campo-e-lavoura/noticia/campo-e-lavoura-acompanha-rotina-de-jovem-produtor-rural-apaixonado-por-gado-leiteiro.ghtml

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas