#Cí¢mara Setorial do Leite discute ações para fortalecer a cadeia em 2013

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

De acordo com as discussões, serão realizadas ações especialmente na capacitação de técnicos de forma continuada, como módulos teóricos, dias de campo, implantação de unidades de referíªncia tecnológica
Em continuação í s atividades para estimular e fortalecer a cadeia produtiva do leite no Tocantins, representantes de instituições e órgãos das tríªs esferas: Municipal, Estadual e Federal, que integram a Cí¢mara Setorial do Leite se reuniram, na tarde desta terça-feira, dia 26, para discutir as ações a serem executadas no Estado em 2013. Pela manhã, a atividade foi uma visita no Sí­tio Modelo, municí­pio de Palmas para acompanhar uma ação de IATF – Inseminação Artificial por Tempo Fixo – em matrizes bovinas, por técnicos da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário.
Na reunião da Cí¢mara, cada instituição apresentou os projetos e ações em execução ou a serem executados em parceria, com outras entidades, cooperativas e associações de produtores. O secretário Executivo da Seagro, Ruiter Padua ressaltou as polí­ticas públicas do Governo do Estado para o setor leiteiro, como o Plano ABC – Agricultura de Baixo Carbono – e o programa de Melhoramento Genético. “O grande desafio do setor é o aumento de produção e a melhoria da qualidade do leite, principalmente para atender a IN 51 – Instituição Normativa do Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, já para 2015”, reforçou.
Padua lembrou ainda do contrato de Repasse de Recursos assinado no último dia 7, especialmente para o setor leiteiro, para aquisição de 36 tanques de resfriamento. Os tanques serão cedidos para empresas/cooperativas, no intuito de fortalecer a cadeia produtiva leiteira. “Os tanques serão utilizados por pequenos e médios produtores de leite e distribuí­dos estrategicamente, favorecendo o maior número de produtores tocantinenses”, disse o secretário executivo.

Cí¢mara Setorial
De acordo com as discussões, serão realizadas ações especialmente na capacitação de técnicos de forma continuada, como módulos teóricos, dias de campo, implantação de unidades de referíªncia tecnológica, visitas técnicas, entre outras, para impulsionar a produção de leite no Tocantins. A próxima reunião da Cí¢mara ficou agendada para o dia 11 de março, í s 14 horas, com local ainda a ser definido.

Instituições
Participaram da reunião, representantes da Seagro, da Setas – Secretaria do Trabalho e Assistíªncia Social, Unitins Agro, do Ruraltins – Instituto Rural do Tocantins, do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica, da Sesau – Secretaria da Saúde, da SFA – Superintendíªncia Federal da Agricultura, do Mapa, da Embrapa, da Agíªncia Estadual de Fomento, da Adapec – Agíªncia de Defesa Agropecuária, da Sagri – Secretaria Municipal da Agricultura, além de cooperativas e associações de produtores de leite do Tocantins.
http://www.ogirassol.com.br/materia.php?u=camara-setorial-do-leite-discute-acoes-para-fortalecer-a-cadeia-em-2013

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas